segunda-feira, 26 de julho de 2010

Trabalhar sem sofrer

Comprei este livro, depois de ter lido da mesma autora, Maria Jesús Álava Reyes, "A Arte de Arruinar a sua própria vida", porém e apesar de ser um mesmo registo, no livro "Trabalhar sem sofrer", os casos são todos relacionados com o trabalho.


Gosto da forma prática como a autora escreve e organiza os livros.


Este livro ajuda-nos a encontrar as principais causas de stress e de insatisfação no trabalho, tornando este uma fonte de sofrimento e, em alguns caso, de depressão e profunda desilusão com a vida.
Maria Jesús Álava Reyes ensina-nos a olharmos às situações de uma forma analítica, construtiva e critica, por forma a não nos deixarmos abater pelas mais pequenas situações, tornando-as em autênticos cavalos de batalha.


O livro tem secções muito bem organizadas sobre como gerir o tempo ou organizar-se em relação a uma tarefas ou até como lidar, assertivamente, com o seu chefe ou colegas.


Apesar de escrito de uma forma não tão profissional como até se poderia esperar, a autora dá-nos ferramenta-chave que reduzam os níveis de stress laboral, entre eles:
- aprender a controlar os ladrões do tempo;
- não espere que o chefe lhe dê valor;
- aprenda a desligar quando sai do trabalho;
- (...)
- avalie muito bem, se está na hora de mudar!

Acima de tudo o livro ensina que o trabalho não é tudo na nossa vida, mas acaba por afectar-nos em todos os aspectos, por isso o melhor é realmente sentir-se bem no seu local de trabalho e perceber se por vezes a sua insatisfação não é apenas a necessidade urgente de mudar!!!

Sem comentários :