sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Opinião - "Incertezas do Coração" de Maggie O'Farrell

que tenho curiosidade de ler os restante já publicados. São 4 os livros editados em Portugal pela Presença e sempre tive muito interesse em ler "Depois de tu partires" mas nunca o adquiri. 
Para minha surpresa, outro dia passava os olhos pelas estantes da minha irmã quando me dei de caras com este, o segundo livro escrito pela autora e decidi aproveitar visto ter gostado tanto do outro.

A minha opinião:
Gosto imenso da escrita de Maggie O'Farrell mas este livro não me conquistou (nem o título). A base da história está interessante, tem um bom enredo, as personagens transbordam sentimentos reais, com quem nos é fácil de identificar  mas infelizmente, desapeguei-me do mesmo logo no início e depois demorei a entrar nos eixos. Acho que acima de tudo desinteressei-me pela personagem Lily, uma das arestas do triângulo amoroso (quase um quadrado) vivido em Incertezas do Coração (ou com mais sentido no título original, My Lover's Lover).

A história está dividida em 4 partes e a primeira, narrada na visão de Lily fez-me pensar em como é exagerada (mas extremamente veridica) a rapidez com que ela se envolve com Markus sem nada saber sobre ele, sobre o seu passado, sobre quem é aquela mulher que desapareceu e como é que tudo aconteceu.
Curiosamente, todo esse vertiginoso desenvolvimento mexe de tal modo com a cabeça de Lily que ela não desiste enquanto não sabe a verdade, caso contrário não terá descanso.
Lily acaba por ter um problema de consciência pesada. A culpa, consegue ser um poderoso alucinogéno. 

Quanto à ideia central do livro, que nos é alimentada a pouco e pouco na primeira parte, sobre a misteriosa Sinead e sobre o que lhe aconteceu é, sem sombra de dúvida a melhor parte do livro e o que me fez querer terminá-lo para saber tudo o que aconteceu e se a justiça é servida a quem a merece.
  
Sinead é, na minha opinião, A personagem neste livro. Quer esteja ausente, presente ou narre a própria história. Todo o mistério em seu redor só a torna mais interessante, pelo menos aos meus olhos.

Já Markus, irá ser odiado por grande parte dos leitores. Se forem leitoras, será odiado com grande fervor tendo em conta a historia pessoal de cada uma. Esta personagem terá muitos outros nomes pessoais, principalmente o que associamos a um perfeito....cabrão! Canalha! :)

Embora não tenha adorado o livro, continuo curiosa com a escrita da autora e sei que, quando tiver oportunidade, não irei hesitar em ler outro.
Este exemplar volta para a estante da mana
Obrigada!

Boas leituras para todos e bom fim de semana
 

Sem comentários :