sábado, 10 de novembro de 2012

Opinião - "Irmã" de Rosamund Lupton

Anteriormente lido pela mana -  Opinião EfeitoCris


A minha opinião:
Faz algum tempo que tinha este livro debaixo de olho desde que tropecei nele pela primeira vez no top do livros mais vendidos do bookdepository (confesso, que me perdi por lá diversas vezes ao longo dos anos)
A sinopse suscitou-me interesse mas foi a boa opinião que a minha irmã e mãe tiveram que o fez saltar à frente de outros tantos que tenho para ler. Disseram-me que havia uma personagem no livro que me iria chamar a atenção, tinha razão.
Por norma, não gosto de ler livros com personagens que partilhem nomes de familiares ou amigos próximos, principalemente quando algo de mal acontece, dá sempre uma dor enorme pensar "e se fossem os meus?".
Em "Irmã", este é o meu pensamento ao longo da leitura. E se fosse a minha irmã a desaparecer? E se fosse eu, iria ela à minha procura?
Costuma-se dizer que a família nós não escolhemos e que mesmo quando não nos damos bem, sabemos que faríamos qualquer coisa por cada um dos elementos que a compõe.
Este livro demonstra exactamente isso, que mesmo estando longe, mesmo quando não se fala todos os dias, há uma parte de nós que está ligada, à irmã, à mãe ou até a um filho (os nascidos e os por nascer).
Gosto da relação entre estas duas irmãs, gosto de como Beatrice descreve a irmã. Como sem nunca ter sido um elemente activo na história, Tess está sempre presente, até ao fim. 
E que fim!!
É interessante o facto de Rosamund ter escrito um romance/thriller/policial (isto existe?). Se não existe e se assim não é classificado, é assim que eu o vejo. Mesmo perante todo o caso do desaparecimento de Tesse consequentes descobertas (até as mais macabras), nunca deixamos ter aquele lado sentimental e emotivo da relação entre as duas e isso mantém o lado humano, mesmo até à última linha.

Rosamund Lupton merece, sem sombra de dúvida, todos os prémios que recebeu com este livro.
Estou sem dúvida curiosa para ler o seu segundo, "Afterwards" (que nada tem a ver com a Irmã, não é uma continuação deste!)
Já temos notícias que irá ser lançado no início do ano. Assim que tenhamos conhecimento da data, nós informamos.

Até lá...
Boas leituras!

Sem comentários :