quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"A vida da Pi" de Yann Martel

Como bem sabem, com a estreia do filme (20 de Dezembro), a Presença relançou este magnifico livro que já vai na 10º Edição.
"Que livro soberbo" foi o meu pensamento ao longo da minha leitura.
"A vida de Pi" surpreendeu-me!

 
A minha opinião:
Pi (Piscine Molitor Patel, que é sem dúvida um nome fora do vulgar) conta-nos uma história sem igual mas que também não é para toda a gente ler. Uma forte componente filosófica e religiosa podem afastar alguns leitores mas até a mim, que opto por ler sobre estes temas, me conquistou.

A história de Pi, contada em 100 capítulos, é exactamente como menciona a crítica do The Nation "Se este século nos deixar um clássico de Literatura sobre sobrevivência, Martel é sem dúvida o candidato a esse título".
A sua provação, como ele próprio lhe chama, toca-nos e damos por nós a pensar "se fosse comigo, tinha morrido no primeiro dia" mas Pi sobrevive em pleno Pacífico durante meses. Esse pensamento acompanha-nos a cada folhear de página, a cada situação tensa que a personagem vive. Em cada momento que a vida de Pi dá uma reviravolta, sustemos a respiração, até mesmo às últimas páginas (em que fiquei literalmente sem respirar umas quantas linhas, de olhos bem abertos perante o final)

Melhor que ler, é imaginar algumas das cenas magnificas que nos são descritas, principalmente em alto mar.

Ler o livro só aumentou mais a minha curiosidade de ver o produto final, em filme. Felizmente vou já esta semana ao cinema e assim que o veja, partilho convosco a minha opinião.

Para quem ainda não comprou todas as prendas de Natal, fica o meu conselho, este Livro dá uma magnífica prenda!

NOTA:
Este livro contém 2 dos mais espectaculares diálogos que li nos últimos anos!

Nota 2:
Lamento querida metade literária AKA irmã, este livro vai passar para ti com muitos cantos dobrados, muitas frases sublinhadas. Acima de tudo, este livro é uma inspiração!



3 comentários :

Unknown disse...

Quero tanto lê-lo mas acho que não vou ter a sorte de o ter no sapatinho...pode ser que nos saldos me encante por ele!

ElsaR disse...

Oh marta, o sapatinho está a chamar!! http://efeitodoslivros.blogspot.com/2012/12/passatempo-vida-de-pi.html

efeitocris disse...

ADOREI

querida metade literária AKA irmã

... a querida metade literária ainda não começou, mas já atentou a esse facto ;)