quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Uma Morte Súbita, de J. K. Rowling

O tão esperado 1º livro de J. K. Rowling para adultos!!!

"Uma Morte Súbita" integrava a wishlist deste blogue pela mão da Elsar e com sucesso a nossa Efeitocris recomendou-a à nossa rede de Bibliotecas Municipais e o mesmo foi adquirido e como é costume a 1ª leitura fica a cargo de quem dá a recomendação.

Por isso aqui fica o nosso agradecimento à Rede de Bibliotecas Municipais de VFX por confiarem na nossa sugestão.

Sendo assim, este livro veio parar às minhas mãos!
... mostrava-se uma boa escolha:
- boas criticas na imprensa
- escritora de culto com a série Harry Potter...


Não sei como começar esta critica...
pois nem sei se estava a espera de um grande livro ou não...
quantitativamente é grande, já qualitativamente!?!?

A impressão com que fiquei resume-se assim:
- uma autora a querer escrever para adultos, então usa asneiras
- um leque de personagens, com todos os defeitos do mundo e recheadas de podres
- histórias banais e problemas já gastos
- uma aldeia dividida, onde a riqueza segrega a pobreza, mas vive a paredes meias
- um misto de questões políticas e sociais que tentam trazer seriedade ao enredo

Depois agita-se bem e espalha-se por mais de 500 páginas e faz-se o Top de vendas de 2012!?!?

Durante mais de metade do livro J. K. Rowling apenas se limita descrever as personagens...
a tentar colocá-las no sítio certo... talvez na tentativa de apimentar a história ou dar sentido aos podres que se espalham, para depois nas ultimas páginas voltar a baralhar tudo e tentar dar algum interesse ao livro..
e acaba a história!!!

Sem querer revelar detalhes ou dar mais indicações que minem quem vai ler...
pensem numa história simples, mas cheias de floreados...
umas personagens que nem pena dão, um role de podres digno de um qualquer jornal sensacionalista

eu sei que me estou a repetir, mas é a única coisa que consigo retirar.

«Um romance imponente, ambicioso, brilhante, profano, divertido, profundamente perturbador e eloquente . Um livro bastante comovente pela mão de alguém que compreende a um nível profundo e não só os seres humanos mas também a essência do romance.» Time Magazine

Das duas, três:
- ou eu não sou talhado para romances!?
- ou eu não compreendo, profundamente, os seres humanos!?!?
- ou então... talvez, se eu tivesse lido algum Harry Potter saberia que esta autora não é para mim.

Espero pelo filme, quem sabe as adaptações que agradam mais.
Até lá

Sem comentários :