segunda-feira, 4 de março de 2013

Comecei a ler...

de João Morgado
Romance - 2012
 Edição ‘Kreamus’


«Diário dos Imperfeitos» é uma viagem à intimidade das pessoas. Vítima de um acidente, a “Gaivota” é uma mulher que precisa de redescobrir todas as emoções sequestradas dentro de si. Ao mesmo tempo, reaprende a conhecer o seu corpo - uma aventura refreada pela moral, pela sombra do pecado, e pelo medo que pode levar à própria insanidade. Uma luta interior entre o bem e o mal, que leva a uma inevitável conclusão: todas as pessoas são imperfeitas!
Como irá reagir de novo à sua realidade? Voltará a ser quem era? E os que estão a seu lado, como vão sobreviver a esta viagem? Uma escrita intimista, que procura descortinar os sentidos e as emoções dos diferentes personagens. Do prazer mais carnal ao amor puro, passando pela falsa moral da sociedade e da religião. Pelo meio, a filosofia simples de duas personagens inusitadas - a mulher que lê pensamentos e um pintor de sóis na parede. São eles que levam o narrador a perceber os sentimentos da “Gaivota” e nos ajudam a reflectir sobre temas tão controversos como o amor, o desejo, o sentimento de culpa ou o próprio nojo.


Prémio Virgílio Ferreira 2012

Sigam o autor, João Morgado, no Facebook. A minha metade literária já tinha a obra debaixo de olho mas eu só a encontrei graças ao Facebook, por intermédio de um pequeno excerto que me captou a atenção. Curioso como têm sido muitos os momentos em que dou por mim a pegar no lápis e a sublinhar coisas que fazem tanto sentido, coisas que já pensei mas nunca consegui expressar. Estou a adorar ler o Diário dos Imperfeitos.

O autor estará em Lisboa no próximo sábado, dia 9 de Março

 (mais informação aqui)

Sem comentários :