quarta-feira, 10 de abril de 2013

Opinião - "Choque Cultural" de João Lopes Marques


A minha opinião:
O "Choque Cultural" é uma colecção memorável, cómica e esclarecedora sobre tantos pontos no mapa que sempre sonhámos visitar ou que até conhecemos mas ficou-nos a faltar um detalhe ou outro. Com esta leitura damos por nós a querer saber mais sobre o local, sobre a cultura e sobre as pessoas. Eu acho que damos por nós a querer pegar na mala e fugir, o que me acontece quase sempre que leio livros de viagens.

Como jornalista e viajante nato, João Lopes Marques é uma esponja cultural, assimila conhecimentos, detalhes e consegue-nos transmitir tudo de forma caricata e bem elaborada. Confesso que não senti afinidade com todas as crónicas, por vezes é-nos mais fácil ver interesse num local que conhecemos, já visitámos ou andamos a sonhar faz tempos.
Iremos certamente assentir com a cabeça perante uns quantos detalhes conhecidos ou ficar admirados por algo nos ter passado tão ao lado. Isso sim!

O autor consegue colocar a nossa própria cultura na mó de cima e isso é sempre de louvar (mesmo quando é a cascar em Portugal e nos Portugueses). E eu sempre aprendi detalhes muito interessantes, não só sobre os outros locais mas também sobre nós, sobre Portugal e sobre o que somos lá fora.

"Choque Cultural" é uma óptima leitura para os saudosistas, para os que buscam a aventura ou para quem só pode viajar no assento onde está a ler este crítica.

A todos, boas aventuras, boas viagens....eu vou à minha agora mesmo!
Até para a semana!

Sem comentários :