terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Dê/Troque Livros :)

No Efeito dos Livros gostamos sentir que os livros foram tocados e nos tocaram durante a leitura. Após uma, duas ou dezenas de leituras, nossas, de familiares ou amigos, os livros já não estão como quando saíram da livraria. Para nós, isso não tira valor ao livro, o conteúdo continua a ser o mesmo.
Somos a favor dos livros, novos ou velhos, com cantos dobrados, sublinhados, com as lombadas vincadas...somos a favor dos livros amados.


No entanto, alguns livros não nos tocam assim tanto. Por esse motivo, que melhor destino para esses exemplares que as mãos de familiares, amigos e outros amantes de livros que os possam admirar.
Seja uma oferta, uma prenda ou uma troca, façam os livros circular.

9 motivos para DAR LIVROS usados

Há diversos motivos para se oferecer ou doar os livros que temos nas estantes, dos mais eruditos aos mais práticos:

1) Espaço: se gosta de ler e tem possibilidade de adquirir novos livros, está sempre a aumentar a colecção. Que tal aproveitar para criar espaço na estante para novos livros?

2) Limpeza: os livros (quando parados) juntam pó. Tenha mais tempo para ler e gaste menos tempo a limpar estantes.

3) Simplicidade: A sensação de simplicidade e organização. Aproveite para reorganizar os seus livros :)

4) Pare de se importar com empréstimos que não voltam: Regra de Ouro: Empreste aquilo que não se importaria de oferecer MAS quando empresta os livros que adora, confirme que a pessoa é igualmente uma amante de livros e que respeita as suas regras quanto ao tratamento dos livros e aos prazos de leitura/devolução.

5) Colaborar com a leitura: oferecer um livro pode ser um passo para mudar a vida de alguém. Há livros que mudam a vida das pessoas e outros que as fazem apaixonar-se pela leitura.

6) Partilhar as suas preferências: ao oferecer livros de autores que gosta, ganha alguém com quem conversar sobre eles.

7) Ser generoso: a generosidade é uma qualidade que é um bem em si e quem já descobriu sabe do que falo. Por exemplo, a gratidão de um amigo que descobriu um novo autor graças a si, não tem preço!

8) Exercitar o desapego: poucas coisas são realmente essenciais. Os livros, o seu conteúdo e o seu objetivo de disseminar ideias são. Mais importante que o ter, é a experiência que se extrai do que se leu, se tem e do que se dá

9) Ecologia: Se dá valor aos livros de papel, mas também às árvores, dar livros usados permite partilhar a experiência de ler a partir de um livro físico sem matar mais árvores.

Livremente adaptado a partir de: http://armazemcultura.com.br/
e com retoques de uma entusiasta de livros em segunda mão, de trocas e de livros....em geral!!