sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Revisitando as Leituras de 2013 - Efeitocris...

Não gosto de balanços antes das coisas realmente terminadas e, agora sim temos 2013 terminado e arrumado (ou não!... pelo menos, não no que respeita a artigos de opinião escritos aqui para o blogue)
Em jeito de balanço, fica a listagem das leituras deste ano, clicando em cada título vão directos ao artigo de opinião que coloquei aqui no blogue aquando da leitura.
Juntamente ao título, deixo uma indicação com a avaliação ou apenas sobre a leitura, caso contrário, revisitei o meu próprio texto e deixo um excerto.

Espero que gostem... eu gosto sempre. Afinal, recordar é viver!

# 88 - (por terminar, +- 100 páginas) - «Trópico de Câncer»

# 87 - «O Deserto dos Tártaros»

# 86 - «As Recordações de Edna"

# 85 - «A Casa com Alpendre de Vidro Cego» de Herbjorg Wassmo - Uma dose de poesia tão negra que chega a brilhar... e não sei se me explico bem, mas só lendo perceberão.
Wassmo foi uma descoberta e tanto.

# 84 - «A Última Canção da Noite» de Francisco Camacho - Uma descoberta totalmente musical. Aproveito e aqui fica, revisitando Pati Smith:



# 83 - «O Boneco de Neve» de Jo Nesbo - Um policial que veio do frio, mas que não me constipou... se é que me entendem.

# 82 - «O Filho» de Michel Rostain - A perda dos filhos é um tema recorrente nos livros deste 2013, VHM, AC e também Rostain, este sem dúvida tem uma orquestração totalmente diferente e de todos por certo o menos lamechas.

# 81 - «Para onde vão os guarda-chuvas» de Afonso Cruz - O livro, a história, as premissas, a constatação ... Afonso Cruz é um autor a seguir. Em 2013 é de certeza o autor de quem mais livros li e pretendo continuar.

# 80 - «Jesus Cristo bebia cerveja», de Afonso Cruz - Brindemos, Afonso Cruz é português!!!

# 79 - «A Desumanização» de Valter Hugo Mãe - Que posso dizer!? Uns falam mal, outros bem... eu gostei bastante. A "nortificação" vai continuar nestes lados.

"A poesia é a linguagem segundo a qual deus escreveu o mundo. (...) Onde há palavra há deus."

# 78 - «As primeiras coisas» Bruno Vieira Amaral - A estreia de Bruno Vieira Amaral que me trouxe (ainda mais) de volta à realidade do bairro social... para quem cá vive, bairro social + bairro social, é capaz de ser dose dupla muito forte, caso contrário, leia, leia que é um raio x muito nítido da realidade portuguesa.

# 77 - "Os demónios de Álvaro Cobra" de Carlos Campaniço - E o Globo de Ouro vai para: CARLOS CAMPANIÇO... a obra que divide o pódio de originalidade e de gargalhadas que me fez dar com o «Jesus Cristo bebia cerveja» de Afonso Cruz.

como faço review aos livros do Afonso Cruz!?   

Não sei, não faço bem ideia, mas os primeiros três foram de tal forma marcantes que já estão lidos, mas ainda por "criticar" :
# 76 - - O Livro do Ano
# 75 - - O Pintor debaixo do lava-loiça
# 74 - - A Boneca de Kokoschka 

Fica uma apanhado em imagens


# 73 - «Memórias de um amigo imaginário» de Mathhew Dicks - Revisitando o autismo, mas desta vez de uma forma original e bastante hilariante.

# 72 - "Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas" de Ricardo Adolfo - A estreia com os, carismáticos, livros de Ricardo Adolfo. Venham mais.

# 71 - "A Verdade Sobre o Caso de Harry Quebert" de Joel Dicker - Sem dúvida o policial do ano! Leiam, sff!!!

# 70 - “As Velas Ardem até ao Fim” - Sándor Márai - Uma pequena, mas deliciosa, maratona. Márai voltará de certeza às minhas leituras de 2014.

# 69 - O Rapaz das Fotografias Eternas - Edson Athayde - Um misto de realismo mágico, com non sense, com alucinação... com um local paradisíaco onde eu não me importava de ir passar umas férias!

# 68 - «Cornos da Fonte Fria» de Abel Neves - E a descoberta do ano é: Abel Neves... só podia, uma descoberta a 2€ na Feira da Ladra na Festa do Avante... extraordinário! O livro da ruralidade que faz falta na minha vida. 

# 67 - "A Chuva Antes de Cair", de Jonathan Coe - O livro que não me convenceu. 

# 66 - O Passageiro do Fim do Dia - Rubens Figueiredo - Um livro que me fez sentir claustrofóbica. Foi demasiado ónibus para mim.

# 65 - Sempre Vivemos no Castelo – Shirley Jackson - Uma das leituras do ano, sem dúvida. Shirley Jackson fez um livro angustiante, mas belo, marcante.

# 64 - «Nada a Dizer» de Elvira Vigna - O adultério escrito por uma mulher que se masculinizou para escrever este livro, desta maneira. Um livro com apenas 1 traço, um parágrafo de lamechice não deve ser fácil em mulher traída!?

# 63 - «O Grito da Preguiça» de Sam Savage - O autor revelação. Que escrita estonteante. Um livro que me deu vontade pegar numa caneta e endereçar umas cartas ao autor...

# 62 - «O que morre no Verão» de Tom Wright - Um livro que me faz pensar nas músicas de Mazgani, só pode ser um livro bom. É este de Wright.
Cause summer is gone
My bones are cold 
Summer is gone
My shoes are old ... 
             Mazgani

# 61 - «Cidade Aberta», de Teju Cole - O livro que me permitiu estar na Zambujeira do Mar mas com a cabeça em Nova Iorque, ah que saudades. Um livro que antes de nos pôr a viajar, nos mete a pensar.

"Nós experimentando a vida como uma continuidade e só quando ela sai dos seus eixos, só quando se torna parte do passado, é que vemos as suas descontinuidades. O passado, se é que tal coisa existe, é sobretudo um espaço vazio, grandes dimensões de nada onde flutuam pessoas e acontecimentos importantes."

# 60 - «A Civilização do Espectáculo» de Mario Vargas Llosa - Sem dúvida a leitura mais acesa deste Verão. Um livro que entre os amigos certos daria horas, noitadas, serões e madrugadas de conversa. Um livro para pensar. Sem dúvida, um livro de eleição para este 2013.

# 59 - «A Travessia» de Wm. Paul Yong - Uma leitura para não repetir. Desculpem mas, pode ser bom, mas não é para mim.

# 58 - «La Coca» José Rentes de Carvalho - José Rentes de Carvalho continua a chamar por mim, para Mazagran, Ernestina e Os Lindos Braços de Júlia da Farmácia. 

# 57 - «O Menino que ninguém amava» de Casey Watson - Os livros da Presença deste ano foram maioritariamente para (quase) me lavarem em lágrimas. Sem ser lamechas, um livro que nos apela para olharmos à sociedade e à temática da adopção. 

# 56 - «Salvo pelas estrelas» de Kristine Barnett - O autismo é um tema recorrente. Asperger é uma temática pela qual ficou o bichinho desde a universidade.

# 54/55 - «Morte na Arena» e «Morte com vista para o mar», os thrillers de Pedro Garcia Rosado e a nossa incursão a Lisboa, ficam marcados nos eventos literários deste anos, obrigada Topseller e Joana.

Evento de Reentre Literária 2013Entre os livros de Pedro Garcia Rosado... Por Lisboa e com o Efeito dos Livros em peso ;)



# 53 - «LIVRE» de Cheryl Strayed - O livro que incita a caminhar e depois de lê-lo, incluindo as caminhadas de verão, não sei mas eu arrisco a dizer que devo ter mais de 300 kms nas pernas ;) Santiago de Compostela é para este 2014!? ahahahaha

# 52 - «Mil Sóis Resplandecentes» de Khaled Hosseini - O livro que mais frases e imagem me deixou na cabeça. Morder pedras!? Realmente, a realidade do Médio Oriente é de uma dureza que me atravessa e me corta. Posso afirmar que perdi algumas horas de sono recordando este livro. Não é novidade a temática ou os episódios marcantes, mas são sempre duros de se "ver".

# 51 - As Recordações - David Foenkinos - O livro que só dá vontade de fazer fotos!
Por isso fica uma recordação de um local mágico.


# 48/49/50 - A saga de Alex Cross - «Alex Cross, Perigo Duplo»  ou  «Alex Cross» ou ainda «PRIVATE» de James Patterson 

# 47 - «O Conto da Ilha Desconhecida» de José Saramago - Porque dá sempre vontade revisitar o Nobel.

# 46 - «O Filho de Jesus» de Denis Johnson - Mais um que não me convenceu, mas que tive de terminar... havia ali qualquer coisa que não me permitia deixá-lo de lado.

# 45 - «Adeus Berlim» de Wolfgang Herrndorf - E eu queria era reviver Berlim e dizer-lhe "Olá" outra vez! ;)
Dizem ser um livro juvenil, uma quase tentativa de "Pela estrada fora!"... não sei, não li esse, ainda!

# 44 - «Lionel Asbo» de Martin Amis - Revisitar Amis, Martin, porque o Kingsley ainda nunca visitei A ver se é este ano. Quanto ao Asbo de Amis, é um asno, é certo, mas a escrita é muito perspicaz, cansativa, em alguns pontos, mas sagaz e mordaz. 

# 43 - «O Segredo de Compostela» de Alberto S. Santos - Despertou-me muito a vontade de caminhar, já que não irei a Santiago por fé. Quanto ao livro, não posso dizer que não me cansou um pouco, porque cansou.

# 42 - «O Suave e o Negro» de Manuel Monteiro - Em «O Suave e o Negro» Manuel Monteiro deixa-nos a braços com uma questão (pelo menos a mim deixou) - vale sempre a pena ter um amigo? qual o custo de uma amizade? E mais não digo.

# 41 - Uma Noite em Lisboa de Erich Maria Remarque - Um remate sem fim, um passaporte sem saída, uma viagem sem retorno... a Guerra, revisitada de todas as formas, ainda assim inesgotável. 

# 40 - «A Confissão da Parteira» de Diane Chamberlain - Um livro que apela ao coração, mas fala mais alto sobra as estranhas dinâmicas familiares e das amizades que podem comprometer uma vida. 

# 39 - «Dai-lhes, senhor, o eterno repouso» de Miguel Miranda - Hilariante, cativante... uma tacada de mestre.
França, Mário França.
De Portugal para o Mundo, aliás do Porto.
O maior detective do mundo, na cidade que é o centro do mundo.

O detective que me fez revisitar a belíssima Saahirah

# 38 - «O Colecionador de Mundos» de Ilija Trojanow - O único livro do qual estive para desistir, não por ser "mau", mas por ter achado - "isto não é pra mim!" - e depois, oh se foi... maravilhoso! Um dia terei um só para mim...

# 36/37 - O prémio Leya 2012 em dois livros «No meu peito não cabem pássaros» e «Debaixo de Algum Céu», de Nuno Camarneiro - Uma paixão, sem dúvida! Digam lá o que quiserem, Nuno Camarneiro é um tudo e um nada, um detalhe e um todo, um livros que são livros, uma história que são milhares. Leiam!!!

# 35 - Jeff Em Veneza, Morte em Varanasi, Geoff Dyer - Se Veneza foi uma desilusão, Varanasi uma podridão... Desprendimento, despretensioso, mas por vezes quase pedante... um livro que ainda hoje me está entalado, pois tem tanto de estranho como de entranhado. Não posso dizer que o adorei, mas não consigo detestá-lo... mas não me passa igualmente ao lado.


# 34 - «Revolução Paraíso» de Paulo M. Morais - O livro da Revolução, talvez a das palavras e da escrita, um romance que se reinventa enquanto a gente o lê.

# 33 - «Destruir a Prova» de Dana Spiota - A música arrancou com uma força, que me foi quase impossível resistir a livros + música em, quase todos os seguintes. 


# 32 - «Homer & Langley» de E. L. Doctorow - Um livro surpreendente. Os túneis ainda hoje são lembrados!

# 31 - «BATALHA» de David Soares - Mais uma revelação para este ano. A dura batalha de Batalha. Leiam que é delicioso, apesar de eu estar a referir-me a uma ratazana.

# 30 - «Depois» de Rosamund Lupton - Ora "Depois" vem a preencher o legado deixado por "Irmã", mas cá para mim não venceu. O primeiro romance de Lupton é brutal, este é ... é assim... um travo sabor a amargo.

# 29 - «O Vento dos Outros» Raquel Ochoa, A cada passo a vida inteira e está tudo dito.

# 28 - «A Filha do Papa» Luís Miguel Rocha - O autor a quem eu disse, "ah mas se eu não gostar, eu falo mal!" Pois, não deu para vir aqui falar mal. Um thriller com os ingredientes na medida certa.

# 27 - «Governo Sombra» de Casimiro Teixeira - Um thriller que tinha tudo para dar certo, mas que a certo passo se desgorvenou.

# 26 - «Os Guerreiros do Arco-íris» de Andrea Hirata - Mais um momento literário do ano. Ler para receber e entrevistar este pequeno exemplo de como existem histórias que devem correr o mundo.

# 25 - Andrea Hirata em Portugal - "É preciso saber ver os sinais!" E claro, acreditar no destino - "Eu acredito no destino."

# 24 - «A Caixa» - Günter Grass - para o projecto de Ler Prémios Nobel da Literatura, chegou a vez de ler Günter Grass... se Mo Yan foi um desafio, este não foi menos. Ficam as ideias das fotos e de alguma alucinação com as marcas da Guerra. Um autor a voltar, aliás duas das suas "bíblias" já cá estão na estante, «O Pregado» e «O Tambor de Lata».

# 23 - Hoje Lembrei-me que te Amo, de Miguel Novo - Uma descoberta de um autor bastante novo e com enorme criatividade.
Vejam o Teaser, feito pelo próprio Miguel:

"Hoje lembrei-me que te amo!"
"(...) berrava, banhado em lágrimas."

Um livro diferente, uma panóplia de amores!

# 22 - A GARÇA, Giorgio Bassani - Uma surpresa... um relato que tem tanto de belo como de melancólico. Um relato recatado, lento, mas que transpira vivacidade, nem que seja a que se perde pelas páginas do livro.

# 21 - «Influência Externa» Brad Thor - Um policial com tendências a agência de viagens. Recomendado para quem gosta de policiais a alta velocidade.

# 20 - A Geração BEAT e os Hipopótamos de W. Burroughs e J. Kerouac - O meu primeiro contacto com os Beat... a ver vamos se lá voltamos. Um livro que se forja no ócio e na tentação... "A chave de tudo foi o tédio" já diria Hal Chase. Tédio, álcool, droga, homossexualidade, mas também uma enorme libido pelo desconhecido desafiante e a sofreguidão por enlaçar a diferença.

# 19 - Uma leitura a duas cabeças e em voz alta - História Politicamente Incorrecta de Portugal Contemporâneo (de Salazar a Soares) - Se quer pensar e gosta de pesquisar, leia este livro.

# 18 - A Mulher-casa, de Tânia Ganho - O romance feminino do ano, um relato que me fez querer voltar a Paris. Mas que só me faz lembrar desta música... vá se lá perceber estas associações:


# 17 - O DIPLOMATA, de Vasco Ricardo - Um pequeno passo para uma boa amizade. Obrigada Vasco, não esquecerei a lágrima de Malik. Vasco Ricardo escreve assim um thriller sobre a importância da vida, do amor, da família e dos valores pelos quais Gabriel pauta a sua vida.
Queremos mais! ;)

# 16 - Cartas que falam de Bullying... seja ele na escola, em casa ou até internamente... - Um livro que é um diário, um relato de raiva, de purga, de inocência perdida... uma história comum a muitas.

# 15 - O Quente Aconchego da Mãe Negra, Sérgio Veiga, Marcador - Um livro que nos leva de volta a Mia Couto - um autor a redescobrir neste 2014.

# 14 - AMOR PERFEITO - Opinião - um livro de Nuno Nogueira Silva - Pegue numa chávena grande de chá, bem doce e leia Nuno Nogueira Silva... assim, de um só trago.

# 13 - A Balada de Johnny Sosa, Mario Delgado Aparín - Um romance tão negro quanto a noite, tão brilhante como uma super nova, talvez a primeira grande surpresa de 2013.

# 11/12 - Seja o autor da sua vida e Trata a vida por tu - Porque uma dose de positivismo e auto-ajuda fazem sempre falta e quem diz que não é bem capaz de estar enganado!?

# 10 - FICA COMIGO, Noelia Amarillo - Marcador - Uma leitura com um sabor "caliente", vindo directamente de españa ;)

# 9 - Metamorfose à Beira do Céu, de Mathias Malzieu, Bertrand - ... Tom Hematoma «Quanto mais caía, mais popular me tornava».
É como se Mathias fosse uma pessoa e Malzieu fosse outra, mas que se completam ardilosamente e genialmente, dando origem a esta fábula sobre liberdade.

# 8 - ÓSCAR e a Senhora Cor-de-Rosa, MARCADOR - Um livro mágico.

# 7 - Morreste-me... OBRIGATÓRIO!!!

# 6 - PEITO GRANDE ANCAS LARGAS - Finalmente o Nobel de 2012, uma leitura densa, mas marcante. «Hino de Libertação das Mulheres» - Uma obra obrigatória, são palavras do autor.

# 5 - Gente com gente dentro, de Beatriz Gil - Alfarroba - Livros e Música,  uma combinação que não pode faltar. E este livro só me fez pensar no fado, brilhantemente interpretado pela Mariza.

# 4 - Amor Carnal, de Pedro Pinto - Alfarroba - Para começar o ano a soprar por mudanças.

# 3 - PORTUGUESES PELO MUNDO - Simplesmente um livro que me fez viajar sem sair do sítio.

# 2 - UM MANIFESTO "PELA EUROPA", da Editorial Presença
É preciso acção!!! "... já não podemos continuar a tergiversar* sobre a Europa que desejaríamos, mas decidir antes sobre a Europa que se tornou necessária."

# 1 - A Vida Pi, de Yann Martel, Editorial Presença - Enfim, A Vida Pi é um relato de fé, de humanidade e de sobrevivência. Um excelente arranque de leituras para 2013.


Ler talvez seja o melhor exercício para equilibrar o que vai desequilibrado dentro de nós. Depois de lido, desequilibra-se tudo outra vez, num balanço em corda banda, mas desta vez o abismo é menos tenebroso.
Efeitocris

Sem comentários :