sábado, 26 de abril de 2014

Série Merry Gentry de Laurell K. Hamilton :: Opinião

A minha entrada no mundo criado por Laurell K. Hamilton à volta de Merry Gentry, foi o equivalente a cair num buraco escuro onde andamos às apalpadelas a tentar conhecer o terreno e pelo meio da nossa demanda, começamos a desvendar pequenos brilhos que nos vão deslumbrando e conquistando, ao ponto de nos esquecermos do quão perdidos estamos.
1º Livro : Beijo das Sombras      (não li)
2º Livro : Carícias da Noite
3º Livro : Sedução do Luar

Pode parecer que não mas falta-me uma base importante ao iniciar a história de Merry e todo o seu complexo e populoso mundo.
A carga política na série da Princesa Merry é enorme e este é talvez um dos aspectos mais importes dos livros. Não há movimento ou palavra que seja proferida sem ter em consideração as tradições, os títulos ou a história das cortes Seelie e Unseelie. Saber que qualquer olhar ou passo em falso pode ter repercussões catastróficas, torna a vida da Princesa e da sua consorte num pântano cheio armadilhas, grande parte delas montadas pela Rainha Unseelie, tia de Meredith. Confesso que a informação que suporta a história principal, a ascensão de Meredith ao Trono Unseelie mediante a conceção de um herdeiro, torna a história pesada. Sinto-me quase tentada em manter apontamentos sobre os "do and dont's" em ambas as cortes, os aliados de Meredith e os amantes, que são igualmente os seus guardas. Curiosamente, por vezes dou por mim a esquecer um ou outro guarda, até que este reage a uma situação ou personagem. Na realidade, a companhia de Meredith é tanta que chego a ter pena dela. Não, espera, pena não. Ela tem a cama sempre quente, cenas de sexo estupendas e embora muitos estejam com ela por obrigação ou sede de poder, é curioso ver o quanto são diversas as personalidades dos homens que fazem parte da vida de Merry. É interessante como ao fim de 2 livros eu ainda não consigo dizer que um ou outro deva ser o escolhido, o que a vai engravidar e fazer ao seu lado o caminho até ao Trono Unseelie. Cheira-me que, com as reviravoltas mágicas que vi ao longo do segundo livro, esta escolha natural não seja simples e o resultado acabe por tornar o enredo mais complicado mas igualmente interessante.
 Claro que, com a descrição majestosa das cenas íntimas (mesmo as mais estranhas e animalescas) temos mais que motivação para ler a continuação destes três livros até agora publicados.

Sei que talvez esta seja a crítica mais curta de toda a história de opiniões que já demos aqui no blog mas ainda sou um pouco incapaz de colocar palavras a minha opinião sobre esta série sem revelar detalhes que sejam considerados spoilers para quem a segue fielmente.
Cheguei ao fim dos dois livros, sei que gostei de os ler, tenho sérias dificuldades em reter toda a informação que me foi dada, não fiquei louca com o mundo da Merry mas tenho curiosidade de saber mais, de saber quem é que vai acabar ao seu lado como rei do Trono Unseelie.

Até lá, vamos continuar a ler.
Boas leituras
:)
PS: aceito resumo detalhe por email, acho que ainda me falta entrar a série a valer.

1 comentário :

Anuk disse...

Boa noite! Gostei de ler esta apreciação, e também estou curiosa para saber mais, a série tem mais uns quantos livros que ainda estão por traduzir. Por acaso não têm nenhuma informação se vão traduzir mais ou não? Obrigada e boa noite.