Pesquisar neste blogue

A carregar...

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea - Romain Puértolas - Opinião




De vez em quando encontramos livros assim.
Livros que nos chamam à tenção pela capa, pelo titulo, livros que são "amor" à primeira vista, este é um deles.
Quando o vi anunciado em pré lançamento disse logo para mim: tenho de o ler, e assim foi!

Desde as primeiras páginas este é um daqueles livros que nos coloca um sorriso rasgado no rosto, esse sorriso mantém-se até chegarmos à última página. Por isso fica, desde já, a vontade de ler mais rasgos de criatividade de Puértolas e esperar por mais episódios insólitos e loucos.

Esta é a história incrível de um um faquir que fica fechado num armário Ikea, mas isto já vocês sabem, o que não sabem é a quantidade de loucuras, de viagens, de aventuras que este faquir vai ter de enfrentar, até chegar ao fim da sua grande viagem.

Sem vos dar muitos spoilers posso contar que este faquir vai visitar algumas das principais capitais da Europa numa viagem no mínimo insólita. Episódios, um atrás do outro, onde acontecem situações que nos mantêm aquele tal sorriso de que vos falei. A partir de certo ponto já só pensamos como é que o nosso faquir vai sair dali... E mais não digo para não estragar a leitura.

Quero só referir, que apesar de ser cómico e meio louco, este livro serve, e muito bem, para alertar para alguns perigos da nossa grande Europa, leva-nos a conhecer alguns pormenores que muitas vezes nos passam ao lado, essencialmente sobre Emigração e a maneira como os emigrantes ilegais são tratados, os países onde são capturados, as máfias de tráfico humano....
Romain, mesmo que a "brincar" consegue despertar muito bem os nossos sentidos para esses flagelos.

Se gostam de aventuras loucas este é um livro a ler. Mais informações aqui. Ou leia as primeiras páginas aqui.
Uma leitura com o apoio:


Sem comentários :