Pesquisar neste blogue

A carregar...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quando os livros se tornam filmes - 2015

2015 está carregadinho de bons filmes. São muitas as adaptações de livros ao grande ecrã e nós vamos estar bem atentos a todos os que estreiem no nosso pais.
Ora vamos lá começar o desfile das estreias em Portugal.

Iremos actualizando esta lista ao longo do ano.
Vamos igualmente contando as novidades, os livros que ao longo do ano formos tendo conhecimento que mais tarde ou mais cedo se vão tornar em filmes.

JANEIRO


Na primeira semana do ano estreou no cinema o filme "O Sétimo Filho" adaptado do primeiro livro das Crónicas de Wardstone de Joseph Delaney. Os três primeiros livros da série já se encontram publicados em Portugal pela Editorial Presença.
TRAILER

No dia 8 de janeiro estreia "Invencível" realizado por Angelina Jolie.
Um filme baseado no livro do mesmo nome de Laura Hillenbrand publicado em Portugal pela Dom Quixote.
Sinopse:
Um drama épico inspirado na vida do atleta olímpico e herói de guerra Louis "Louie" Zamperini que, juntamente com outros dois tripulantes, sobreviveu 47 dias em alto mar depois de um acidente aéreo quase fatal durante a 2ª Guerra Mundial para ser capturado pela marinha japonesa e enviado para um campo de prisioneiros de guerra.
TRAILER

Na semana de 22 de Janeiro estreia “O Excêntrico Mortdecai” 

Com Johnny Depp no principal papel, é baseado no primeiro livro da trilogia do negociante de Arte Mortdecai, “Don’t point that thing at me” de Kyril Bonfiglioli. Livro sem edição em Português.
Sinopse: 
O negociante de arte Charles Mortdecai procura um quadro roubado que, segundo rumores, contém um código secreto que permite descobrir a localização do ouro nazi escondido no fim da guerra.
Mesmo sem ler o livro sabemos que com Johnny Depp, não vamos perder este filme.

E estreia igualmente “Sniper Americano”

Um filme com realização de Clint Eastwood e com Bradley Cooper no papel principal, “Sniper Americano” é adaptado do livro com o mesmo nome, da autoria de Christ Kyle, Scott McEwen e Jim DeFelice. Um livro que se encontra por ler no Efeito dos Livros e que foi lançado em Outubro do ano passado pela VOGAIS.
Sinopse: 
Um militar dos SEAL norte-americanos relata a sua carreira como atirador de elite que inclui mais de 150 mortes confirmadas.

Na última semana de Janeiro estreia "A Teoria do Tudo"
Baseado no livro "Viagem ao Infinito" de Jane Hawking, mulher do físico Stephen Hawking, publicado em Portugal pela Marcador.
TRAILER


FEVEREIRO

Na primeira semana de Fevereiro estreia “O meu nome é Alice”

Adaptado do livro de Alice Genova, “Ainda Alice” publicado em Portugal pela Caderno.
Sinopse:
Alice Howland, com um casamento feliz e três filhos, é uma renomada professora de linguística que começa a esquecer-se de algumas palavras. Quando recebe um diagnóstico devastador, Alice e a sua família enfrentam um enorme teste aos laços que os unem.
TRAILER

Talvez a estreia mais esperada de 2015 para muitas das nossas seguidoras, "As Cinquenta Sombras de Grey"
A trilogia de E L James já se encontra publicada em Portugal pela Lua de Papel e a opinião aos livros por parte da metade colorida do Efeito dos Livros está aqui
TRAILER

Na semana de 19 de Fevereiro estreia "Antes de Adormecer"
Com Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong nos principais papeis, "Antes de Adormecer" é baseado no livro com o mesmo título da autoria de S. J. Watson. O livro foi publicado em Portugal pela Civilização Editora.
Opinião ao livro no Efeito dos Livros aqui
Sinopse
Uma mulher acorda todos os dias sem memória, consequência de um acidente no seu passado. Um dia, a terrível verdade vem à superfície e força-a a questionar tudo à sua volta.
TRAILER

Na mesma semana ainda estreia "Vício Intrínseco"
Adaptação do sétimo romance de Thomas Pynchon com o mesmo nome, publicado em Portugal pela Bertrand.
Sinopse
No final dos anos 60, Larry "Doc" Sportello, um detetive de Los Angeles viciado em drogas, investiga o desaparecimento da sua antiga namorada.
TRAILER

A última semana de Fevereiro traz-nos "Livre"
Baseado no livro de Cheryl Strayed, LIVRE (Wild), publicado em Portugal pela Editorial Presença, conta-nos a contagiante aventura da autora (papel representado por Reese Witherspoon) quando a sua vida se torna num autêntico pesadelo. Depois de perder a mãe, começar a usar heroína e divorciar-se, decide embarcar numa caminhada de mais de 1000 km, numa verdadeira busca interior.
O Efeito dos Livros já tem uma opinião publicada (EfeitoCris) mas o livro já se encontra na lista de leituras da metade colorida para Janeiro de 2015
TRAILER


MARÇO

A 19 de Março estreia "No Coração do Mar" com Chris Hemsworth no papel principal.
Baseado no livro do mesmo nome da autoria de Nathaniel Philbrick, publicado em Portugal pela Europa-América em 2003.
Sinopse
Baseado num incidente que teve lugar em 1820, quando o navio baleeiro Essex foi perseguido por um cachalote deixando a tripulação isolada no mar durante 90 dias, a milhares de quilómetros de casa.
TRAILER

Na semana de 26 de Março temos a estreia de "Insurgente"
Baseado no livro do mesmo nome, o segundo da trilogia de Veronica Roth, publicada em Portugal pela Porto Editora.
A nossa metade colorida espera pacientemente por este filme. Fica a opinião e o TRAILER


ABRIL

Na primeira semana do mês de Abril estreia "Raparigas de Fogo". Um filme de 2012 mas que só agora chega a Portugal
Filme adaptado do livro "Raposas de Fogo" de Joyce Carol Oates, publicado pela Casa da Letras.
Sinopse
Arredores de Nova Iorque, 1953. Um bairro pobre numa pequena cidade.
Na cultura do pós-guerra, violenta e dominada pelos homens, um grupo de raparigas adolescentes vai unir-se numa irmandade de sangue. Formam o gangue das Foxfire, uma sociedade secreta só para mulheres, reconhecível pela chama tatuada no ombro de cada um dos seus elementos.
TRAILER

E a 9 de Abril estreia "Uma Vida ao Teu Lado"
Baseado no mais recente livro de Nicholas Sparks (publicação pela Edições ASA) que a nossa metade colorida adorou ler (opinião aqui)
Sinopse
A vida de um jovem casal entrelaça-se com a de um homem muito mais velho, à medida que ele reflete sobre um amor perdido enquanto está encarcerado num acidente rodoviário.
TRAILER


MAIO

A primeira semana de Maio traz-nos "Child 44"
Baseado no livro "A Criança nº44" de Tom Rob Smith, publicado em Portugal pela Dom Quixote, este filme conta com Tom Hardy e Gay Oldman nos papeis principais.
Sinopse
Leo Demidov (Tom Hardy), antigo herói da segunda guerra mundial e agente da polícia secreta do estado, vê-se perante uma estranha série de mortes. Alguém anda a assassinar crianças com requintes de malvadez um pouco por toda a zona oeste da URSS.
(ainda sem trailer ou poster disponível)

JUNHO

"Paper Tows" tem previsão de estreia para 18 de Junho.
Baseado no livro de John Green "As cidades de papel", o filme conta com Cara Delevingne e Nat Wolff nos papeis de Margo e Quentin.
Um livro com opinião publicada no blog (aqui) mas que ainda não tem trailer ou poster.

JULHO

Umas das estreias previstas para 9 de Julho é "Far from the Madding Crowd"
Filme baseado no livro do mesmo nome da autoria de Thomas Hardy. Um clássico da literatura publicado em Portugal pela Europa-América sob o nome "Longe da Multidão"
TRAILER

AGOSTO
Sem informação por enquanto.
Iremos actualizando esta lista ao longo do ano.

SETEMBRO

A 17 de Setembro chega o segundo filme de Maze Runner
Baseado no segundo livro da trilogia "Maze Runner - Provas de Fogo" de James Dashner publicado em Portugal pela Editorial Presença.
Ainda não tivemos a oportunidade de ler a trilogia no Efeito dos Livros mas a nossa metade colorida viu o primeiro filme e gostou imenso (aqui) Quem sabe, talvez até setembro possamos conhecer a história através dos livros.
(sem trailer ou poster oficial)

A 24 de Setembro estreia "Black Mass"

Com Johnny Depp e Tom Hardy nos principais papeis, este filme é baseado no livro de Dick Lehr e Gerald O’Neill
Sinopse
John Connoly e James "Whitey" Bulger cresceram juntos nas ruas de South Boston. Décadas mais tarde, Connolly é uma figura importante no FBI e Whitey tornou-se padrinho da máfia irlandesa. O que acontece depois - uma conspiração para derrubar a máfia italiana em troca de proteção para Bulger - leva a uma espiral de assassinatos, tráfico de droga, acusações de extorsão, e, em última análise, ao maior escândalo de sempre envolvendo informadores do FBI.
(sem trailer ou poster oficial)

OUTUBRO

A primeira semana de Outubro traz-nos a nova adaptação do clássico de Mary Shelley, "Victor Frankenstein"
Com James McAvoy e Daniel Radcliffe nos papeis de Victor Frankenstein e Igor.
Ainda não se encontra disponível o trailer ou o poster do filme.

 A 15 de Outubro estreia "The Dressmaker"
Um livro com o mesmo nome, da autoria de Kate Alcott, que ainda não foi publicado em Portugal. Um outro livro da autora, "Os Sonhos que Tecemos" foi publicado no ano passado pelas Edições ASA.
"The Dressmaker" conta com Kate Winslet e Liam Hemsworth nos principais papeis,
Sinopse
Uma mulher glamourosa regressa à sua pequena cidade no interior da Austrália.
Com uma máquina de costura e um estilo sofisticado transforma as mulheres da sua terra e exerce uma doce vingança sobre quem a tratou mal.
(ainda sem trailer disponível)


NOVEMBRO

O mês de Novembro traz-nos o último filme da série The Hunger Games.
A Revolta - Parte 2 tem estreia prevista para dia 19 de Novembro.
Ainda sem trailer ou poster disponível.

E no final do mês está prevista a estreia de "O Marciano"
Adaptado do livro com o mesmo nome da autoria de Andy Weir. "O Marciano" foi publicado em 2014 pela Topseller e foi o preferido dos leitores no Goodreads Choice Awards para a categoria de Ficção Cientifica.
O filme, realizado por Ridley Scott, conta com Matt Damon no papel principal mas ainda não tem disponível poster ou trailer.

DEZEMBRO

Parece que ainda falta tanto tempo que não se encontra informação concreta disponível.

Boas leituras e bons filmes :D

1 comentário :

Vanda Silva disse...

Eu tinha ideia só de alguns. E agora vendo assim lado a lado, realmente são bastantes. E quero ter tempo para todos eles! Adorei ver esta lista! :) Beijinhos