quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Lançamento GREY em Portugal - O olhar de uma blogger/vencedora


Hoje chega a Portugal o mais recente livro de E.L.James, a responsável pela criação de As Cinquenta Sombras de Grey e a obsessão de muito boa gente por esse mundo fora.
Entre os que são loucos pela história e os que olham para ela com desdém, ando eu e muitas mais pessoas. Lemos o que nos agrada e é só isso que interessa.

Com este quarto livro lido e opinado, chegou o dia de me colocar no papel de leitora / "submissa falsa" / blogger e estar presente no lançamento de Grey em Lisboa para receber em primeira mão o meu exemplar.
Quando no passado domingo publiquei a minha opinião ao livro, que tenho vindo a constatar não ser a da maioria, mencionei ter sido uma das nove vencedoras escolhidas pelo Mr. Grey - Portugal para receber uns mimos extra neste dia especial.
E quem não acompanhou a cobertura semi em directo que fiz directamente do Heliporto de Algés?

Com a responsabilidade de ser a única blogger literária entre as selecionadas, dei o meu melhor para vos dar um gostinho do que por lá se passou. Mas se não estiveram a acompanhar...ora vamos lá resumir.


O local do encontro estava marcado: Dia 8 de Setembro, Heliporto de Algés, 19h.

As nove submissas foram escolhidas a dedo mediante a sua participação, que se mantém até agora no segredo dos deuses (e na caixa de mensagens do Mr. Grey - Portugal).
Ana Sofia Matias, Ana Sardinha Gomes, Débora Vicente, Inês Agostinho, Lia de Brito Snow, Sandra Raposo, Telma Sofia Silva, Vanessa Martins e aqui a vossa metade colorida Elsa Rodrigues tiveram o prazer de serem as selecionadas no meio de 430 participações. 
Chamem-lhe conversa, flirt, perseverança ou loucura, o que interessa é que seja qual tenha sido a formula mágica, a guest list foi esta e não podia ser melhor.
Infelizmente, a Débora Vicente que reside nos Açores não teve oportunidade de estar presente mas ainda contamos conhece-la na oportunidade futura. 
O grupo escolhido foi perfeito. A conversa fluiu, assim como, as brincadeiras, as bocas, a típica azáfama feminina e as dezenas de fotos tiradas nos telemóveis de cada uma são uma das muitas recordações que levamos deste final de tarde invulgar e cheio de glamour. Um grupo composto mulheres divertidas, interessantes e com garra, que representam muito bem as leitoras de E.L.James.


Conduzidas pelos nossos motoristas (os nossos "Taylor") a bordo de dois Audi Q7, cortesia da Audi Portugal, não havia possibilidade de ter uma chegada ao destino com mais estilo. Salvo excepção, se cada uma fosse conduzida num Audi R8, o carro de eleição de Christian Grey e que tivemos oportunidade de ouvir roncar pelo Heliporto fora.

E se alguma de nós não estava preparada para falar com as pessoas presentes no evento, isso rapidamente mudou assim que começamos a ser abordadas por fotógrafos e jornalistas.


Gostaria de agradecer à Isabel Almeida (Administradora do Blog Os Livros Nossos e Directora do Jornal Diário do Distrito) que como foi a primeira pessoa que nos abordou teve a capacidade de nos deixar mais à vontade visto que eu aproveitei para a apresentar como minha colega blogger e fã do género. O seu artigo já pode ser lido no Blog Os Livros Nossos.

Do DN ao JN, da SIC à TVI, muitas de nós falaram, comentaram, sorriram, leram excertos, tudo enquanto o Sr. Grey não chegava porque quando aquele helicóptero apareceu no horizonte, já sob as cores de um final de tarde magnífico junto ao Rio Tejo, as atenções focaram-se no convidado especial para este lançamento, o nosso Mr. Grey Português (encarnado muito bem pelo modelo Bruno Rosendo). Munido de um olhar digno do Christian Grey original e com uma mala que continha os nossos primeiros exemplares, a apresentação começou com a entrega a cada uma de nós de uma rosa e o Grey (o livro, não o homem!) em português.


José Prata, Editor da Lua de Papel, apresentou brevemente o novo livro de E.L.James e agradeceu à autora, a todos os responsáveis pela organização e patrocínio do lançamento, a todos os presentes e ainda, porque sem estas não há vendas, às leitoras que se mantém fieis à história e que continuam a fazer dos três livros até agora editados tremendos êxitos de venda que estão constantemente a serem repostos nas estantes das livrarias.

video

Vídeo cortesia da Maleta Vermelha

Entre os presentes reinava a boa disposição, muitos com um copo numa mão e o telemóvel na outra. As fotos e "selfies" marcaram presença neste evento, especialmente quem não queria deixar fugir a oportunidade de tirar uma foto com o Mr. Grey.

Pessoalmente fugia com o R8, uma caixa do vinho branco da Quinta da Cardo e um outro "Grey" mas gostos são exactamente isso, gostos.

Podia dizer que a festa durou até de madrugada mas após a saída do Mr. Grey no seu R8, o convívio, o sushi e o vinho acompanhou-nos por mais algum tempo, até ao momento de regressar a casa e ao dia a dia que não tem este reboliço. Podia comparar o regresso a casa ao da Cinderela mas a nossa boleia é demasiado confortável e bonita para a comparar a uma carruagem abóbora.

Uma experiência memorável, uma oportunidade de representar as leitoras que nos acompanharam na leitura da história de As Cinquenta Sombras de Grey e ainda, de conhecer as outras vencedoras.
Agora....
agora ainda falta o nosso passeio de helicóptero. 
Se é sem o Grey?
Não há problema, nós fazemos a festa sozinhas!

Gostaria uma vez mais de agradecer a oportunidade que nos foi dada pela Lua de Papel e o Grupo Leya.

Quanto ao livro, já conhecem a minha opinião. Encontra-se publicada aqui

Recordo que tivemos oportunidade de falar com o Diário de Notícias, que incluiu ontem, dia 10 de Setembro, na sua versão online e física, uma reportagem sobre o evento onde figuram comentários e fotos das vencedoras com o Mr. Grey.

Fotografia © Paulo Alexandrino/Globalimagens

Quarto Grey é o primeiro de nova trilogia

por João Céu e Silva

E na TVI, já tivemos oportunidade de ver a peça que passou no Jornal da Uma
Vejam aqui

Se ao longo dos próximos dias encontrarmos mais alguma notícia, iremos incluir nesta publicação.
Actualização:
Na Flash Vidas


Obrigado a todos os que comentaram e seguiram este evento do lançamento de GREY connosco.
Boas leituras!

E no final...a Lua de Papel tem o video de apresentação ideal para este livro

3 comentários :

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Foi uma ideia muito engraçada :) Até eu que nunca simpatizei com a trilogia (acho enfadonha e o Grey do filme muito sensaborão) achei piada á iniciativa!

José Lucas disse...

Respeito imenso as pessoas que lêem nos dias de hoje em que o "delírio" do telemóvel parece predominante, eu próprio sou um leitor compulsivo, mas confesso que todas as "Greys" para mim não passam de livros a metro que não servem nem para literatura de aeroporto enquanto esperamos pelo embarque. Sou suspeito porque mais de 80% da minha modesta biblioteca são documentos históricos, os romances de que disponho em número muito menor são clássicos da literatura universal desde" Da Democracia na América" de Alexis Tocqueville até "Ulysses" de James Joyce, passando por Tolstoi, Oscar Wilde, Thomas Mann, Ernest Hemingway,George Orwell, Marguerite Yourcenar, Susan Sontag, Hanna Arendt, e muitos outros que aqui não cabem. Portanto não vou em modas menores.
Cumprimentos
José Lucas

Anónimo disse...

Ui...já ca faltava um pseudo intelectual...Se só gosta dos clássicos, não deve ler livros há anos, ou então vai lendo em modo "repeat" para não conspurcar a mente.Superior, claro.Conheço o gênero...