terça-feira, 17 de novembro de 2015

«Sumos e Águas Detox» de Lillian Barros - Opinião

Comecei a fazer alguns sumos detox, de forma meio desorganizada, com o propósito de desintoxicar o organismo e obter alguns dos benefícios divulgados. Buscava essencialmente melhor funcionamento intestinal, melhorias na pele e um boost de energia. Os sumos deram resultado, mas faltava algo. Sentia-me sonolenta, já acusava algum tédio na hora de preparar os sumos e ficava sempre na dúvida se estaria a escolher e a combinar os melhores vegetais e frutos. Na época a base era sempre a água e isso era muito monótono e apesar de já combinar smoothies com sumos, esses também passaram a não me satisfazer. Ao fim de cerca de 6 meses, reduzi a quantidade de sumos na minha alimentação diária, mas logo tive a surpresa e a sorte de ganhar um workshop onde aprendi mais sobre o tema e desde aí tenho sempre tentado obter o máximo de informação possível sobre questões nutricionais para fazer os sumos e as águas mais adequadas para mim.


Nessa sequência da pesquisa cheguei até ao livro da nutricionista Lillian Barros e fiquei agradavelmente surpreendida pelas explicações e alertas que a mesma dava ao leitor e fiquei desde logo interessada pelo simples facto de ela renomear os detox, para «sumos funcionais», o que faz muito mais sentido, pois é exactamente isso que procurava, melhorar as funcionalidade do meu corpo, para além de, em certas ocasiões, precisar de limpar e desintoxicar.

Partindo então para os novos sumos funcionais, fiquei com mais informação para escolher melhor os ingredientes de cada sumo ou água e isso também despertou a minha curiosidade por certos alimentos e suplementos. Tal como é dito na sinopse deste livro, a nutricionista responde a inúmeras questões que são colocadas quando alguém pondera começar a introduzir sumos na sua alimentação. Que combinações fazer? Qual é a melhor hora para os beber? Existem contra-indicações? Como devemos conservá-los para não perderem propriedades? Fazer um jejum de líquidos é o aconselhado para desintoxicar? Durante quanto tempo?

Há já algum tempo que utilizo algumas das receitas aqui indicadas no livro e ter substituído a água de base, por águas aditivadas (como gosto de lhes chamar) ou por chá, melhorou os sumos nos quais acrescentava apenas água, isto porque existem ingredientes com sabor mais adstringente, amargo ou simplesmente forte, como a couve, a beterraba, a romã, o marmelo ou o dióspiro, que convêm diluir.

Aconselho a livro a quem queira começar ou melhorar as receitas que já usa. Julgo que encontrará informação útil e equilibrada neste «Sumos e Águas Detox» de Lillian Barros, que até se encontra organizado por capítulos bastante amigos do utilizador, separando por ex. os sumos energizantes, dos para emagrecer ou daqueles para se preparar para treinar ou os que deve fazer para recuperar do treino, entre outras categorias.
Tenho consultado alguns livros nas livrarias, mas optei por este e gostei de "o conhecer".
Deixo a recomendação.

*

Uma edição:
Leia mais sobre o livro nesta entrevista da autora.

Sem comentários :