Pesquisar neste blogue

A carregar...

terça-feira, 12 de julho de 2016

Opinião "O Amor nos Tempos Modernos"

Quando li a sinopse sabia que, mais tarde ou mais cedo, teria de mergulhar nesta análise humorística e cientificamente analisada de como procuramos, vivemos e perdemos o amor na era digital.


Nota: isto não é nenhum romance, não é nenhuma história com princípio meio e fim. É sim um longo espectáculo de stand-up que podemos ler seguido, salteado ou de trás para a frente. Até podemos imaginar a voz do autor enquanto o lemos....ou não  (ver porquê)

A leitura de "Amor nos Tempos Modernos" dá-nos uma visão e um conhecimento trivia sobre o mundo digital do amor, digno de fazer alguns amigos/as pousar o telemóvel enquanto partilhamos uma bebida num bar qualquer.
Ora vamos lá ver...

Quantos de nós não estamos solteiros/as?
Quantas pessoas não trocam mensagens no whatapp, hangouts, qualquercoisachat?!
Quantos já conheceram um/a ex namorado/a online?
Quantos usam activamente a internet para conhecer um novo interesse amoroso?
Quantos fazem do Tinder uma incursão diária de window shopping?
Quantos acham que alguém sem facebook ou qualquer outra rede social tem algo a esconder? haha calma, esta é brincadeira. Ou não é? :)

Responderam sim a alguma destas perguntas? Responderam sim a tudo? Quase tudo?
Então, bem-vindos ao amor nos tempos modernos. É inegável, a era digital veio mudar por completo o modo como interagimos e comunicamos como o mundo, mesmo no nosso universo romântico.

Aziz e o Professor Eric Klinenberg abordam um pouco de tudo. Desde o modo mais correcto de mostrar que não estamos interessados em alguém à abordagem mais apelativa quando estamos à distância de pouco mais de um clique da pessoa que suscita o nosso interesse. Da fácil capacidade social das gerações mais velhas em comparação com o isolamento presencial das gerações mais novas uma vez confrontadas com os seus pares.
Do que é comum e mundano no ocidente ao que é completamente fora de questão no mundo oriental.

"O Amor nos Tempos Modernos" é uma obra completa para quem gosta de analisar as coisas do dia a dia com outros olhos, especialmente algo que também nós fazemos.
O mundo está a mudar no que diz respeito à interacção humana e à procura do amor.
Mas onde é que vai parar?
Por um lado quase que vou citar as gerações mais velhas com o grande clássico "isto no meu tempo não era assim, era tudo muito mais simples".

by Bansky

Se tivermos de tirar uma conclusão deste estudo e exposição humorística de Aziz é que devemos realmente aproveitar as oportunidade e as facilidades que o mundo digital no proporciona mas sem descurar do mundo real, das pessoas quando estamos cara a cara.
Mais que dar uma oportunidade a quem conhecemos, temos de dar uma oportunidade a nós mesmos.
Deixar de magicar coisas irreais e dar mais espaço para as relações crescerem.

O mundo digital pode ter trazido uma montão de facilidades mas o amor...ui, esse nunca foi fácil.



"O Amor nos Tempos Modernos" é uma aposta

Para mais informações consultem o site Editorial Presença

Sem comentários :