sexta-feira, 4 de maio de 2018

Guest Post :: Livros Incontornáveis no Desenvolvimento Pessoal



Escolher livros para listar é sempre uma tarefa difícil. Enquanto tiro e volto a arrumar uma série deles da minha estante as indecisões sucedem-se. Há, no entanto, alguns que são incontornáveis. Que têm mesmo de estar numa lista, de ser lidos e relidos, tal é o seu valor intemporal. Fui desafiada pelas manas do blog Efeito dos Livros e aqui fica a minha partilha com os livros que considero incontornáveis na área de desenvolvimento pessoal. Dos autores clássicos aos mais recentes, passando por três sugestões que não sendo desta área por si só têm o poder de nos mudar, sem sabermos como.

Os autores clássicos 

Quando digo clássicos penso naqueles autores que já andam nisto há muito tempo, ou que deixaram um legado extenso de obras, e que continua a tocar pessoas pelo mundo inteiro. Independente de alguns terem uma visão mais pragmática, outros mais espiritual, nisto do nosso desenvolvimento pessoal o melhor mesmo é ler e perceber com o qual mais nos identificamos.


StevenCovey  - Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

É um clássico para quem vem de um contexto mais corporativo, é um clássico para quem vem de contextos mais humanizados. Os sete hábitos são para Steven Covey aquilo que determina o nosso sucesso ou fracasso. O livro possui vários casos reais, inúmeros exemplos e é impossível lê-lo sem nos revermos num ou noutro ponto. Focado em soluções para estes variados exemplos ao mesmo tempo que vai desvendando os hábitos e o seu impacto nas nossas vidas, é normal que se tenha tornado bastante popular.

Robin Sharma - O monge que vendeu o seu ferrari

 O subtítulo deste livro é “uma fábula espiritual”, e o que nos acrescenta é uma integração dos princípios espirituais do Oriente com a nossa vida ocidental, muito mais focada no trabalho, no sucesso e numa concretização de coisas que nem sempre nos preenchem. Não sou fã de ferraris, li este livro há pouco tempo apesar de conhecer outros do Robin Sharma e é sem dúvida um autor a descobrir para quem se inicia na sua caminhada pessoal de desenvolvimento.

AnthonyRobbins - O poder sem limites 

Gosto pessoalmente de livros que me metem a mexer. Qualquer livro do Anthony Robbins tem este efeito. Não só porque ele tem uma escrita muito dinâmica, sempre a dizer-nos “faz”, mas porque nos brinda com inúmeros exercícios ao longo do caminho. Todo ele está cheio de programação neuro linguística de uma forma super acessível, com explicações muito ligadas à realidade e com a qual nos identificamos facilmente. É um manual completo para mudar a vida de qualquer pessoa.


JackCanfield – Os princípios do sucesso

Outro autor que encarna o clássico na perfeição é o Jack Canfield. O que mais gosto neste compêndio com mais de 500 páginas é que funciona como um livro de consulta. Organizado pelos diferentes princípios é possível ler aqueles que fazem mais sentido num determinado ponto da nossa caminhada, e voltar a ele em qualquer outro ponto do caminho.


Louise Hay –Pode curar a sua mente

A Louise Hay é a mais espiritual de todos os autores que aqui refiro. A obra imensa dela assenta no princípio de que os nossos pensamentos criam a nossa realidade. Inúmeros livros há que explicam as bases científicas que comprovam esta abordagem, basta pesquisarem (como referência fiquem com o nome Michio Kaku) e encontram. Aqui, através de afirmações e pequenos rituais diários para reforçar o pensamento positivo ela mostra um caminho possível.

Os autores mais recentes


Aqui encontram a malta mais moderna, que vem de áreas de actuação diferentes, mas que têm em comum um percurso trilhado na prática e terem sido influenciados por muitos dos clássicos mencionados anteriormente.

Gary Keller& Jay Papasan - A única coisa 

Podia não dar motivo nenhum para lerem este livro, que ele continua a valer por si próprio. É um best seller por onde quer que passe, e propõe-se simplesmente como ensinar-nos a focar naquilo que é mais importante na nossa vida pessoal e profissional. Num mundo em que estamos sujeitos a milhares de estímulos a cada instante este é um skill que faz a diferença, quase ao nível de super poder.


 JenSincero –  Tu és uma durona

Sou fã e tenho inveja boa da Jen Sincero. Quando for grande é assim que quero escrever livros. Neste ela corta com todos os floreados à volta do desenvolvimento pessoal e vai directa ao centro das questões. Das histórias reais, muitas dela própria, até às apresentações de outros autores da área - super cáusticas, passando por exercícios, meditações e muito humor. Este livro é simplesmente delicioso, mesmo para aqueles que acham que o desenvolvimento pessoal é um monte de tretas.  


Chris Guillebeau – StartUp

Se estão a sufocar no mundo corporativo e sonham em ser o próximo unicórnio de Silicon Valley ou ter o vosso próprio negócio aqui encontram um bom ponto de partida. Toda a gente tem 100 euros para começar, leiam sobre exemplos reais, conheçam estratégias, modelos de negócio e malta muito fora da caixa que teve sucesso com os negócios mais inesperados.


PamGrout – E9

Se acharam a Louise Hay meio fora, a Pam Grout transporta-vos para um novo nível. Este livro contém nove experiências para qualquer pessoa fazer e constatar por si própria que os pensamentos criam a realidade. Volto a deixar aqui a referência ao Michio Kaku – físico teórico americano -  e não resisto a deixar o link aqui porque sei que a malta mais racional gosta mesmo é de coisas científicas. Façam as experiências da Pam, constatem por vocês mesmos como o pensamento cria a realidade. Divirtam-se ao mesmo tempo que se surpreendem e não digam que eu não vos avisei sobre estas coisas.


MichaelNeill – De dentro para fora

O Michael Neill é um coach de referência, quer pelos clientes mediáticos com que trabalha, quer pelos inúmeros programas de sucesso que construiu. Gosto particularmente da abordagem sustentável. Não podia estar mais de acordo que qualquer mudança tem de ocorrer de dentro para fora e os princípios que ele trabalha estão em consonância com isto mesmo.


Aqueles que nos mudam, sem sabermos muito bem como

Livros que podem ser encontrados em qualquer secção, que não são necessariamente de desenvolvimento pessoal na sua génese, mas que contribuem para sermos seres humanos melhores. Que nos emocionam pelas suas histórias tão pessoais, que nos tocam por serem genuínos, e que ao mesmo tempo nos fazem ver que somos capazes de muito mais através do seu exemplo.


Dias de uma princesa

Já seguia o blog da Catarina Beato  quando numa feira me cruzei com este livro. Comprei-o sem grande fé, já lia o blog, conhecia as aventuras e desventuras, não esperava ser tão surpreendida como fui. É um livro belíssimo, numa escrita genuína, muito poético, cheio de pequenos insights que nos tocam e nos fazem reflectir sobre a nossa própria vida. Não contem a ninguém, mas teve direito a lagrimita e tudo nalguns momentos.


Cá dentro – Guia para descobrir o cérebro

Comprei este livro para a minha filha, mas ele mora na minha estante. Sou fã da PlanetaTangerina, uma editora de livros para um público mais novo, que tem histórias absolutamente fantásticas, sem nunca condicionar imaginação das crianças. Este Cá Dentro é uma viagem autêntica guiada pela Isabel Minhós Martins e pela Maria Manuela Pedrosa, com ilustrações da Madalena Matoso. Numa linguagem acessível fala de pensamentos, decisões, ideias, imaginação, da forma como o que acontece no nosso cérebro se liga com tudo o resto, e de muito mais curiosidades sobre a nossa massa cinzenta.


Basta de desculpas! Chega de mas

Este é um dos livros responsáveis pela minha entrada no desenvolvimento pessoal e um dos livros mais transformadores que já li. Se quiserem começar por um livro apenas este é O livro a ler. Para saberem mais sobre o impacto e a importância que teve na minha vida convido-vos a ouvirem o podcast Pergunta à Trinchas, porque logo no episódio 0 falo dele.



Há muitos mais. Mas esta lista não é para ser popular nem imparcial. É aliás totalmente tendenciosa da minha parte. Espero que se atrevam a conhecer alguns dos livros aqui listados. Alguns dos links são afiliados, e todas as sugestões são meramente indicativas quanto ao local de compra. Vão a livrarias, leiam e-books, peçam emprestado, façam como bem entenderem, mas leiam. Há sempre um livro (ou mais) que nos muda a vida e que nos ajuda no desenvolvimento pessoal. Espero que encontrem o vosso.

Até breve!

Sónia Trincheiras
Dreamer - Trainer - Coach



Sem comentários :