A leitura é uma viagem por palavras nacionais, estrangeiras, umas cultas, outras menos... umas quem sabe rebuscadas e outras simplificadas, algumas levam-nos às lágrimas, muitas delas às gargalhadas e as melhores, aquelas que nos deixam abismadas, tamanha é a profundeza da ideia, da genuinidade expositiva, onde a simples contemplação daquele texto nos deixa assim, sem palavras!
É este o Efeitos dos Livros!
A leitura tece a nossa imaginação, aclara as nossas ideias, porém tolda-nos o pensamento e embebeda-nos de viagens filosóficas, sobrenaturais, exóticas, apaixonantes, medonhas, eróticas...
O poder de um livro é uma força da natureza, um fenómeno místico tenebroso, capaz de contornar os cantos mais profundos da nossa psique, capaz de atormentar as almas mais esclarecidas, no entanto um livro é uma fonte de conhecimento, de partilha... um livro tem propriedades curativas.. cura males de esquecimento, ânsias de curiosidade, paixões e sensações... acalma setas de cupido, mas lança chamas ao nosso entendimento, fragmentando as nossas ideias, obrigando-nos a evoluir, a pensar, a sentir.
Um livro torna-nos mais humanos!
Mas como classificar um livro?
Como uma cortina de teatro que espera por um Molière desconhecido que o leia, o desvende!?
Um livro é em tudo igual, são páginas, são palavras, umas letras, uma capa... mas depois tudo diferente, o peso de um nome, de um autor, uma alma autêntica, uma escrita genuína!
Um livro é um nascimento, cada livro vive de uma forma diferente nas mãos de quem o folheia...
Um livro é uma construção, um golpe de loucura, livro após livro se constrói um destino!
Um livro, uma realidade imaginária, um destino mais verdadeiro que qualquer outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário