Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ontem foi assim ... ÓSCAR e a senhora cor de rosa


Lançamento do livro ÓSCAR E A SENHORA COR DE ROSA




Teve lugar no Hospital da Luz o lançamento do livro de Eric-Emmanuel Schmitt, Óscar e a senhora cor de rosa, uma reedição a cargo da MARCADOR, contando com a presença, para a apresentação do livro, de Lídia Franco, tradutora e atriz que tem levado à cena o monólogo inspirado no mesmo e ainda Isabel Galriça Neto, da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz.
Marcaram presença também o editor João Gonçalves e Laurinda Alves, que pelo menos para mim dispensa apresentações, ou não tivesse eu durante tantos anos lido e seguido a Revista Pais&Filhos (já para não falar da XIS), entre outras tantas coisas que esta senhora fez, faz e espero que continue a fazer, a meu ver um contributo muito válido para as questões educativas e não só!

Não pense que com a pequena explanação sobre a Laurinda Alvez me afasto da questão central que é o livro ou a história que ele comporta, antes pelo contrário, já que a educação foi um tema prioritário nesta conversa de fim de tarde. Já que a educação deve e tem de ser um tema presente perante todos e quaisquer assuntos, uma vez que é a base!
Mas adiante.

A apresentação do livro tomou um rumo quase informal, havendo partilhas profundas ou não fosse o livro uma história sobre a doença e o estado terminal, os cuidados paliativos e obviamente a morte, esse tão certo e garantido patamar da vida.
Mas foi e é a vida o tema central neste livro, pelo menos a meu ver!
Óscar e a senhora cor de rosa ensinam-nos a alegria, a simplicidade e o poder do afecto, como a Lídia Franco tão bem mostrou na sua pequena interpretação.

Um livro para celebrar a vida, com palavras simples, mas emoções fortes!

Da apresentação trago muito, para além de um livro, trago ideias e ensinamentos, trago frases marcantes que por lá foram ditas, das quais destaco, parafraseando Isabel Galriça Neto quando disse que é importante pensar hoje como queremos morrer no amanhã, chamando a atenção para a importância da qualidade no fim da vida e a importância dos cuidados paliativos.

Sem dúvida um lançamento reivindicativo e um livro que é um manifesto, um apelo à vida!



Aguarda-me ainda as últimas páginas e aventuras já em idade avançada desta criança tão peculiar.

Aguardo ainda mais a reposição da peça num local perto de nós ;)


BOAS LEITURAS!!!

1 comentário: