A propósito de A PAIXÃO de K, descobri Miguel Miranda.
E a propósito de tal descoberta, foi pesquisar mais sobre o autor e a obra é extensa e a curiosidade aumenta.
Sinopse
A ameaça de um grande atentado contra o Papa desencadeia uma intrincada investigação. Mas, no meio eclesiástico, as mortes não explicadas sucedem-se, adensando um clima de suspeita e medo.
Entretanto, o porta-aviões Varyag, transformado em casino flutuante, é palco para o assassínio de Lady Godiva, uma bela e afamada cantora.
Muitos anos antes, no fim da Segunda Guerra Mundial, o submarino U-1277 foi afundado junto ao Porto pelo seu comandante; a tripulação desembarcou em botes na praia de Angeiras e desapareceu. Ninguém sabe o que aconteceu a Helmuth Draier, nem qual a secreta missão de que vinha incumbido.
Um livro para o Caracol Literário.
Sinopse
No mesmo prédio habitam um poeta, um judeu ortodoxo, um palestiniano, uma testemunha de Jeová e uma mulher agnóstica. E um gato. Cada um vive encerrado na sua masmorra, exceto o gato, que será testemunha das tensões, ódios, paixões e conflitos religiosos que surgirão entre os inquilinos. Num quotidiano tantas vezes mais absurdo do que seria de crer, gera-se o preconceito, as pequenas obsessões agigantam-se, e os personagens tornam-se sobreviventes de uma guerra contemporânea.
Um livro para o Efeitocris.
Mais sobre o autor:
Miguel Miranda é médico e autor de vários romances, livros de contos e livros infantis.
Recebeu o Grande Prémio de Conto da APE pelo livro Contos à Moda do Porto (1996); o Prémio Caminho de Literatura Policial pelo livro O Estranho Caso do Cadáver Sorridente (1977); e o Prémio Fialho de Almeida pelo livro A Maldição do Louva-a-Deus (2001).
Está traduzido em Itália e representado em diversas coletâneas. A Paixão de K é o seu oitavo romance, depois de Dai-lhes, Senhor, o Eterno Repouso e Todas as Cores do Vento, já publicados pela Porto Editora.
«[…]Miguel Miranda […]consegue tornar nítidas as situações e dilemas das personagens, aliando a fluidez narrativa à ironia, numa prosa ágil que muitas vezes desemboca em momentos de pura hilaridade.»
José Mário Silva, Ler
Obras do Autor:
A Paixão de K
2012 Porto Editora
Todas as cores do vento
2012 Porto Editora
Dai-lhes, Senhor, O Eterno Repouso
2010 Porto Editora
O Rei do Volfrâmio
2008 Dom Quixote
Dois Urubus Pregados no Céu
2007 Campo das Letras
O Silêncio das Carpideiras
2005 Dom Quixote
Como se Fosse o Último
2004 Campo das Letras
Caçadores de Sonhos
2004 Campo das Letras
A Princesa Voadora
2003 Campo das Letras
A Maldição do Louva-a-Deus
2001 Campo das Letras
A Mulher Que Usava o Gato ao Pescoço (E Outros Contos)
2000 Edições Afrontamento
Livrai-nos do Mal
1999 Campo das Letras
O Estranho Caso do Cadáver Sorridente
1998 Editorial Caminho
Bailado de Sombras
1997 Edições Afrontamento
Contos à Moda do Porto
1996 Edições Afrontamento
Um grande autor.
ResponderEliminarhttp://vascoricardo.blog.com
Obrigada Vasco pela recomendação
ResponderEliminarEu li Todas as cores do vento, nao gostei particularmente, mas é uma leitura que flui e que é bem escrita.
ResponderEliminar