Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

«As Esganadas», Jô Soares - Opinião



Elas são jovens, são bonitas, mas são gordas... e estão mortas... aliás foram mortas de forma muito peculiar
AS ESGANADAS é um policial com requinte culinário, ou melhor dizendo, com requinte de malvadez.
Jô Soares brinda-nos assim com comida portuguesa servida à sua maneira sádica de quem escreve um livro de receitas A EVITAR!

A evitar não é de todo este livro, já que mesmo sangrento e horrendo, saca-nos umas boas gargalhadas, pois também as descrições e o grupo de policiais é isso mesmo, uma gargalhada.

Amei a conjugação dos personagens principais, daí muitas das risadas pela noite dentro. Um detective português roliço (e sim, a comida vem mais uma vez à baila) que vem em socorro do detective brasileiro, ajudado por um auxiliar corpulento mas muito, mesmo muito medricas e para completar o cenário (ou melhor abrilhantá-lo) nada como uma mulher bonita. A jovem jornalista sempre com o dedo pronto a disparar... na sua Leika é claro.

Jô Soares aviva a história com detalhes reais (assim, dizem as minhas breves pesquisas) e com personagens como Fernando Pessoa, Salazar ou Hitler numa altura recheada de eventos tanto no Brasil como no Mundo!

É ainda de destacar a composição toda ela motivante. Parágrafos curtos, capítulos com finais aliciantes e cenas hilariantes, como o disfarce, quase carnavalesco de Tobias com as suas pernas rapadas! ;)
A comédia é um dom do autor e disfarça muito bem o que de horrendo ou pesado têm os cenários macabros dos crimes, as constante pequenas ilustrações ou os relatos da rádio ajudam também a diminuir o «pacote mortuário».

 Nota final: Se vai almoçar, não deixe a leitura para sobremesa ;)


Consulte mais informações do livro no site da Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário