Cotovia de Dezsö Kosztolányi é considerada uma obra-prima da literatura húngara. Um romance pejado de realismo, num retrato de época brilhante e de enorme beleza estética. São alguns dos atributos e elogios que a crítica e o tempo têm feito a este livro de enredo simples, mas pejado de uma linguagem e uma escrita magistral. Ainda assim, é uma obra que não me cativa na sua totalidade, já que o alargamento de todo o enredo se perde em alongadas e detalhadas descrições, que farão um retrato fiel da sociedade e dos costumes da época, é certo, mas para mim, de tão distantes que estão dos meus interesses e experiências, tornam-se enfadonhos e retiram o interesse que a temática poderia ter.
Julgo que a essência deste livro está em pensarmos no peso que um familiar representa e a liberdade que reprime aos restante, mesmo que a decisão de ser esse peso não seja voluntário por parte da pessoa em causa. Por outro lado, é um livro que relata o afastamento, a falta de comunicação e de uma relação próxima, muito em parte pelos próprios costumes de época. O afastamento da filha, Cotovia, é visto como um enorme drama, ainda que se leia nas entrelinhas toda a vida que escapa das mãos destes pais e que quase por uma última vez vão ter a possibilidade de reviver.
"Quem parte é alguém que desaparece, se aniquila, já não existe. Vive exclusivamente como lembrança, que visita com frequência a nossa imaginação. Sabemos que está algures mas não o vemos, tal como os que morreram"
Perdura em todo o romance o peso de uma sociedade abrilhantada pelos modos requintados, mas os sentimentos e as relações urgem de maiores momentos, se bem que quando surgem há tanto uma forma sóbria e quase desapegada como uma forma exagerada e dramática demais.
A leitura deste romance de Dezsö Kosztolányi surgiu devido à leitura de "O Meu Irmão", de Afonso Reis Cabral, como obre sugerida pelo próprio autor. As semelhanças são evidentes. O sentido de compromisso e sacrifício surgem de igual modo como forma de garantir a segurança, o amor e o lar que o ente querido precisa. O afastamento e o peso que causam é notório em ambos os enredos, apesar de serem gerados por situações díspares. Se por um lado pensamos em casamentos, dotes e costumes de final de século XIX, por outro pensamos em deficiência e dificuldade de inclusão total na sociedade actual.
Fica de ambos, a servidão e a escravidão (consentida!?) a que por vezes o amor obriga ou fomenta.
Olá!
ResponderEliminarDepois da opinião fiquei com muita vontade de ler este livro! Gostei muito!
Beijinhos e boas leituras!
Essa citação é muito interessante, fiquei curiosa com o livro.
ResponderEliminarBoas leituras
CriArte a Ler
Olá!
ResponderEliminarNão conheço nenhum dos dois livros, mas só pela tua opinião já fiquei com vontade de conhecer.
Obrigada.
Bjs
CriArte a Ler sem dúvida que a observação ao desaparecimento de alguém querido é muito interessante e bastante instrospectiva.
ResponderEliminarÀs três que aqui comentaram, Marisa, Isaura e CriArte, ambos os livros são muito interessantes, se bem que em estilos de escrita muito diferentes. Julgo que a actualidade está bem retratada por Afonso Reis Cabral, tal como a época pomposa do final do séc.XIX por Kosztolányi, a caricatura familiar acompanha bem a evolução dos tempos.
Já os sentimentos descritos e aos que apelam, aí sim serão bastante díspares.
Boas leituras e obrigada a todas por passarem por, lerem, participarem, comentarem.
Efeitcris