A leitura é uma viagem por palavras nacionais, estrangeiras, umas cultas, outras menos, umas mais rebuscadas, outras simplificadas, algumas levam-nos às lágrimas, muitas delas às gargalhadas e as melhores, aquelas que nos deixam abismadas, tamanha é a profundeza da ideia, da genuinidade expositiva, onde a simples contemplação daquelas palavras nos deixa assim: sob o Efeito dos Livros!
Páginas
▼
quarta-feira, 1 de maio de 2013
DAQUI ALI de António Pedro Moreira - Opinião
DAQUI ALI é um daqueles livros sem rodeios, sem embelezamentos, sem lamechices ou como o autor diria sem merdas...
uma história de nove meses de viajem pelas estradas deste mundo fora, percorrendo mais de 50.000 kms!
uma forma diferente "ou não" de viajar, conhecer pessoas, locais e culturas e muito importante, POUPAR DINHEIRO ou viajar com pouco dinheiro...
Não sei se um dia o vou conseguir fazer, mas ficou a vontade de arrumar os livros, calçar as botas e partir para algo semelhante, ao que é contado no livro. Sim! Semelhante, pois igual seria completamente impossível de realizar visto que cada viagem é uma viagem, e os contactos com as pessoas são únicos os momentos intransmissíveis e incomparáveis e também conta o nosso estado de espírito, a nossa visão, a nossa disponibilidade, os nossos medos, alegrias ou desejos.
A ideia é tentadora: passar nove messes em viajem, uma mão cheia de países e de culturas totalmente diferentes da nossa e ainda a gastar pouco mais de 3000€, mas para conseguir este feito o autor dormiu ao relento, em casas de desconhecidos, em pensões "onde a pensão estrelinha seria um hotel 5 estrelas", viu-se obrigado a comer sandes fora de prazo, apanhadas no lixo etc etc... coisas que não me vejo a fazer...
bem ficar na pensão estrelinha até era o mínimo, LOL!
Pedro ilustra-nos a sua tentativa de ir de Portugal até Singapura por terra, gastando o mínimo possível, recorrendo ao couchsurfing "para quem não sabe é um site de partilhas de sofás", foi comendo e dormindo onde era mais barato, utilizou um meio de transporte mais barato ainda: a "boleia", que descreve quase até a exaustão, quem lhe deu a boleia, quantas apanhou, quem eram as pessoas, o que fizeram, do que falaram etc.. Contando alguns momentos simplesmente dignos de saírem numa cena de filme de Hollywood.
Falá-nos também dos seus anfitriões do couchsurfing, onde viviam, como eram, o que faziam do que gostavam, e irremediavelmente do que fizeram com ele durante a sua estadia. Havendo memórias que por certo, ficarão para sempre!
Como psicólogo que é, Pedro explora bastante esse lado nas vivências que nos conta no DAQUI ALI, analisando pessoas e situações, diferenças essas de um ponto de vista, essencialmente seu e que tenta balançar com o dos outros e o que observa. Deixando-nos muitas vezes a pensar e a especular.
Perante o binómio "julgar ou não julgar" todas as formas de vida com quem se deparou, sempre fazendo de advogado do diabo, tenta ver as coisas como os outros as vêem "muitas das vezes é difícil pois vão contra fundamentos nos quais acredita" e tenta perceber o que esses sentimentos lhe fazem a si mesmo, transformando-o. Aliás toda a viagem é uma aprendizagem, quem sabe até mesmo a leitura.
Daqui Ali é um guia de locais por onde o Pedro andou e como é óbvio, fazendo descrições, do seu ponto de vista, das cidades que visitou, os seus likes e deslikes e ainda a vida nocturna!
Para completar a explicação e imagens dos locais, talvez seja melhor recorrermos também ao blogue e site com vários vídeos da viagem, se bem que todo o livro está acompanhado de fotos!
Para além de tudo o que já falei até aqui é de referir que amei duas partes muito bem conseguidas neste livro. A questão das fotos, faz de cada capitulo quase um "filme", podemos criar as nossas fantasias da história dos momentos vividos pelo autor e contextualizá-las com as imagens.
A outra parte que gostei muito ou até mais, foram as pequenas cartas que vão sendo "salteadas" por aqui e por ali, levando-nos daqui ali, nos pensamentos e sentimentos do autor. São trechos de memórias do Pedro, que nos escreve o que sentiu naquele preciso momento no local onde se encontrava, gosto muito da maneira como estão escritas pois mostra o "sentimento da coisa".
Para finalizar devo dizer, que se gostas de viajar e se queres motivação para o fazer, mas se arranjas sempre desculpas para não partir e ainda se andas indeciso, este é o livro que te pode ajudar a decidir. Será que existem livros de auto-ajuda em formato de viagens!? Se sim, eu quero já ser auto-ajudado e partir!!!
Recomendo vivamente a quem gosta de viajar, sejam turistas, viajantes, imigrantes, com vontade de imigrar ;) Recomendo também a quem gosta de ler, simplesmente pelo prazer de ter na leitura uma viagem!
Obrigada Pedro pela possibilidade de ler o teu livro e ter-te ouvido na apresentação aqui em Lisboa, volta sempre, és bem vindo. E viaja, viaja sempre e volta para escrever, publicar e conversar.
Sem comentários:
Enviar um comentário