Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

«Lionel Asbo» de Martin Amis, uma edição Quetzal

Lionel Pepperdine, isole a pepper e troque-a por tabasco - fica intragável.
Pense em dine de dinner, mas esqueça, Lionel Pepperdine seria indigesto.
Agora troque Pepperdine por Asbo, ou melhor A.S.B.O. - mas não pense, que ao bom jeito de herói de filme que esta troca de apelido é benéfica, antes pelo contrário. Asbo é acrónimo de - Ordem de Comportamento Antissocial - exacto - Asbo, que bem poderia bem ser Asno, é o hiperónimo de anti-social.

Junte ainda a este espécime, o bairro social de Diston com todos os seus flagelos de crime, droga, álcool, prostituição, corrupção, junte também o Joe e o Jeff ou o Jon e o Joel, cães ferozes alimentados a tabasco. Mas se isto ainda não chegar para completar esta refeição literária, junte umas MILF's ou uma AQEGF... ou seja, avós que eu gostava de f*....

Ainda assim, para sobremesa, sirva-se a quente o recorte de jornal onde diz:
"Ando a ter um caso com uma mulher mais velha. Ela é uma senhora de alguma sofisticação e constitui uma refrescante mudança em relação às adolescentes que eu conheço. (...) O sexo é fantástico, e penso que estou apaixonando. Mas há uma complicação muito séria e é esta: ela é a minha Avó!"

A cereja no topo do bolo é Desmond Pepperdine, Des ou Desi, que faz jus aquela pergunta: "Afinal és um homem ou és um rato?" Convêm desde já elucidar o leitor que o pequeno e pouco espevitado Des é O neto!

Deus (o deus dos casamentos de Pentecostes, como mastro em género de dança do varão (piada sobre as origens deste estilo de dança)] nos livre dos rituais de acasalamento entre criatividade literária e crítica social que ilumina Martin Amis, pois a iluminação é negra, mas sagaz, cortante, mas hilariante.

O ingrediente que faz toda a diferença neste menu impróprio a dietas mais comedidas é mesmo a Lotaria, são 139 milhões de Libras para Lionel Asbo, o Bobo do Loto, preso e acorrentado ás garras da prostituição e da vida fácil, mas lembre-se: que um gajo da prisão e da pornografia sabe sempre com o que pode contar, palavras do autor.

Esqueça a profilaxia recomendada e deixe-se contagiar com a escrita cómica e incisiva daquele que é considerado o melhor escritor inglês da actualidade.

Uma leitura com o apoio 
Mais informações do livro, aqui.
Leia as primeiras páginas, aqui.
Martin Amis na Quetzal.







Sem comentários:

Enviar um comentário