Este é o 5º e último Livro da Maratona de Romances. Sem querer passei o 4º livro. Comecei a ler o S.E.C.R.E.T. Partilhado mal acabei o primeiro volume e nem me lembrei de passar por aqui para vos dizer o quanto estava a gostar dos livros de L. Marie Adeline. Espectaculares!!!
Agora, para entrar numa maré mais sóbria, deixei para último "A Bibliotecária de Auschwitz"
» Excerto «
Um emocionante romance baseado na história verídica
de uma jovem checa, a bibliotecária do Bloco 31, de Auschitwz – Dita
Dorachova – com quem o autor teve oportunidade de falar e que resgata do
esquecimento uma das mais comoventes histórias de heroísmo cultural.
Minuciosamente documentado, e tendo como base o testemunho de Dita Dorachova, a jovem bibliotecária checa do Bloco 31, este livro conta a história inacreditável, mas verídica, de uma jovem de 14 anos que arriscou a vida para manter viva a magia dos livro, ao esconder dos nazis durante anos a sua pequena biblioteca, de apenas oito volumes, no campo de extermínio de Auschwitz.
Sobre a lama negra de Auschwitz, que tudo engole, Fredy Hirsch ergueu uma escola. Num lugar onde os livros são proibidos, a jovem Dita esconde debaixo do vestido os frágeis volumes da biblioteca pública mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu.
No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias».
Um romance comovente: uma história maravilhosa, pungente e diferente de tudo o que já leu sobre o Holocausto e de que poucos têm conhecimento.
Mais informações no site
Sem comentários:
Enviar um comentário