quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PORTUGUESES PELO MUNDO - Opinião em jeito de roteiro

As melhores dicas para viajar, viver e trabalhar fora de Portugal.

Apesar de amar viver e viajar em e por Portugal, adoro viajar para fora do nosso país, no entanto adoraria vir um dia a trabalhar ou só a viver por esse Mundo afora, porque o que me encanta é mesmo o Mundo e tudo o que de rico absorvemos dele. Mais do que um país, uma cidade... uma cultura...

Mas como o Mundo é muito grande, não que as ideias não o acompanhem, mas a parte material é que não... fica aqui o meu comentário a este livro como um reavivar de memórias de alguns locais por onde já passei e agora ao rever as dicas e comentários dos PORTUGUESES PELO MUNDO viajo outra vez!

BARCELONA


Dicas:
- Bairro Industrial Poble Nou
- Plano Cerdá para comparar com a encruzilhada de ruas da parte velha
- passeio pelas Ramblas
- Barri Gótic
- Parc ciutadella e Barceloneta - dos locais favoritos
- experimentar com com tomate ;) ou as torradas com doce e manteiga ;)
- subida a Montjüic - o funicular é o que vale mesmo a pena!
- Park Güell e claro... as casas... depende é das filas... o mesmo se passa para a Sagrada Família 


BRATISLAVA


Estava muito curiosa para ver um Portugueses pelo Mundo em Bratislava. Uma cidade cheia de contrastes onde ficou muito para ver, mas que também deixa muito a desejar. Quem sabe há um próximo por lá!

BUDAPESTE



Uma excelente forma de ver os contraste de novo e velho ou vice versa, ou seja, Buda&Peste ;)
Uma cidade à qual quero voltar e experienciar agora com outros olhos.
Recomendo de lá os banhos tradicionais e as catacumbas!
Do que melhor me lembro!? Comer um prato de queijos e um belo vinho tinto em Buda, descer a Peste de funicular e fazer a ponte dos "leões" a pé, no meio da azáfama citadina em final de tarde, estar atrapalhada com o mapa e aparecer um italiano imigrado em Budapeste que nos quis ajudar em inglês e ainda disse umas palavras em português... ;) é isto que é viajar

LONDRES


Londres: 2008, eu, a Elsa e o Caracol 
O "mind the gap" por todo o lado, o frio, a chuva
Pior momento: BUS 2 andares em hora de ponte matinal
Melhor: Fantasma da Ópera ;) 
Londres = destino a voltar
;) vejo as dicas para a próxima quando for, mas eu só sei que tenho de encontrar aquele mercado de queijos!!! Ahhhhh

NOVA IORQUE


Vais para NY fazer o quê? Aquilo é uma confusão!
Vais a NY!? U.A.U. aquilo é maravilhoso ;)
Com uma diferença tão grande de opiniões, eu tinha de experimentar por mim. Foi sem expectativas, para me surpreender com o que acontecesse e aconteceu tanta coisa. NY é tanta coisa. NY é tão grande, é tão louca, é recheada de sensações. É luz, é caos, mas é igualmente uma tela inacabada, onde todos podemos meter a nossa impressão!
AMEI NY, quero muito voltar!

O "Portugueses pelo Mundo" destaca com Catarina Perestrelo o Top Of the Rock e eu digo, vá a este topo de dia e num outro vá de noite ao Empire... e aprecie, não há nada melhor que um bom panorama com tudo o que de luz esta cidade tem para oferecer.

Já Manuel Duarte destaca Times Square pela amálgama de pessoas... mas agora imagine Times Square na passagem de ano ;) É isso mesmo.
Já Rita Barros destaca a High Line, que não vinha no guia, mas uns amigos que apreciaram, recomendaram tanto, que nós fomos, e ainda bem! O Meatpacking District é absolutamente distinto, uma zona de eleição para residir, de certeza!

Catarina dos Santos fala de East Village, o local que nos deu abrigo e por onde mais ruas percorremos... EU quero voltar às panquecas de mirtílios do Velseka! ;)

Mas NY é tudo isto e mais alguma coisa. Vá, volte, mas volte lá também!!!

ISTAMBUL


Dicas:
- O passeio de barco no estreito do Bósforo, que tal um cacilheiro por cerca de 0.70€ com mais de 10 paragens entre o porto da Istambul asiática até ao alto de Ëyup!?
- O metro é de superfície e é recomendável como meio de transportes por exemplo do centro para os pontos principais para ir conhecer as Muralhas de Teodósio com mais de 7kms...
- Passear e sentir os cheiros no grande bazar e no bazar nas especiarias
- Mesquita Azul e Hagia Sofia, são lindas e recomendadas, mas visite todas quanto puder, mas não falhe a Mesquita dos Azulejos, nem a de Suleiman ou então as mesquitas menos cuidadas, mas muito mais acolhedoras do lado asiático...

... e eu poderia continuar a falar de Istambul, mas continuaria a não ser as dicas dos Portugueses pelo Mundo... e ah... não se esqueça aprove Baklava, chá turco, pão e bolo de chocolate com pistácio;)


Mas, não podia faltar aqui BERLIM, amada cidade, viagem e sensações!
E como o "Portugueses pelo Mundo" refere e eu sou totalmente de acordo
Berlim, é a Nova Iorque da Europa!?
e vocês, também acham!?

Berlim pelos meus olhos... Berlin, du bist so WUNDERBAR... e é bem verdade!!!

O que eu destaco em BERLIM!?

- para começar Panoramic Point em Postdamplatz
- depois uma geocache deliciosa na girafa em frente ao Legocenter
- e depois que tal um passeio pelas margem do Spree? ou uma caminhada pela longa história do Berlin Mauer!?
- Museus: desde o de História Natural ao da Comunicação, às Galerias de Arte ou então TACHELLES
- Um passeio mais alargado por Berlim é viver a cultura okupa berlinense e é sentir o cunho de manifesto das comunidades mais jovens.

Berlim seria para mim um destino de eleição para viver, trabalhar e claro estar de férias!
De tudo o que conheço, só ROMA me balançaria antes de escolher e partir à aventura!


Em Roma, para Roma ou de Roma ... o que é que eu posso comentar!?
Esta edição de "Portugueses pelo Mundo" não tem Roma, e ainda bem - passar o olhos por ela outra vez era capaz de me fazer gastar de dinheiro! ;)


Mas o bom de viajar é puder e ter aonde voltar e ser-se um cidadão do Mundo estando em Portugal!

*

PORTUGUESES PELO MUNDO foi-nos gentilmente cedido pela MARCADOR e está em passatempo, confira aqui e participe até amanhã 25/01/2013. BOA SORTE 

3 comentários :

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Desses lugares conheço NY, Londres e Roma...E a Londres regressaria sempre e todos os dias da minha vida...apesar de Ny ser assim qualquer coisa de espectacular e indescritivel...Tenho Londres no meu coração já há mais de 20 anos...acho que vai lá ficar para sempre :)

philipa amaral disse...

Estou em modo Roma... :)

EfeitoCris disse...

Eu estou em modo MUNDO, pode ser!?!?!
Sabiam disto?
Portugueses pelo Mundo nomeado para "Troféus de Televisão 2012", na categoria de Programa de Informação Cultural!
Votem!
Consultem aqui:
http://www.tv7dias.pt/e430a70/mod_artigos_documento.aspx?sid=f47f9ddd-ba79-4667-a14b-7a81d0334b88&cntx=znSG6dgnO4pD%2FgVJmqS%2B88WMrADPHaB6XIrjwBOkclL0trmvF2ocVIph4a3uWM4i