Pesquisar neste blogue

A carregar...

sábado, 28 de janeiro de 2017

Opinião "História em Pedacinhos"

"Histórias em Pedacinhos" é como ouvir a nossa avó ou uma tia que nos é querida a contar a grande aventura que foi a sua infância ao emigrar de uma pequena aldeia na Madeira para um lugar completamente diferente no continente sul americano.
Uma vida cheia de mudanças, provações e experiências que nos são contadas na primeira pessoa neste livro.

É ainda de louvar que a autora voltou à escola com quase 60 anos para concluir com sucesso o ensino secundário. Depois de uma vida dedicada à família, Maria Cecília publicou em 2016 o seu primeiro livro que além de uma memória pessoal é igualmente uma homenagem a todos os nossos conterrâneos corajosos que emigram há já várias décadas.

Sempre gostei de ouvir histórias de vida das outras pessoas. Quem me conhece sabe que não pergunto, deixo as pessoas falarem do que lhes der na real gana. Umas vezes estou para ouvir, outras nem por isso. Mas uma coisa é verdade, por mais que adore ouvir falar das viagens, aventuras e desafios dos amigos que emigram, há um gostinho diferente nas histórias que nos são contadas por alguém com muito mais idade que nós, que viveu numa época diferente da nossa, que se lançou para o desconhecido país estrangeiro sem o conhecimento pré-adquirido que hoje levamos na bagagem.
Essas histórias, mais pessoais ou mais genéricas, são muito mais castiças e interessantes que as que ouvimos dos nossos pares. 
Acreditem que daqui a uns anos os nossos filhos e netos vão achar um máximo ficar a saber as nossas aventuras e depois seremos nós os verdadeiros contadores de histórias que estão saudosistas do passado, seremos nós a pensar escrever livros sobre as memórias da nossa infância.

Parabéns à autora a quem desejamos todo o sucesso.

"História em pedacinhos" é uma aposta

Sem comentários :