sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A viagem do Elefante - Opinião

Passados não sei bem quantos anos, decidi que queria voltar a ler Saramago. E peguei em "A Viagem do Elefante".

Começo já por dizer que adorei o modo como está escrito, pelos jogos de palavras, pela inteligência como certas ideias estão colocadas, mas sinceramente tenho a necessidade de dizer que o livro me chateou, cheguei a achá-lo enfadonho! Dos muitos últimos que tenho lido este foi realmente cansativo de ler, não me apetecia, cansava saber que ia continuar a seguir com os olhos as palavras que descreviam, sempre, desde o princípio até ao fim, a viagem de certo Elefante desde Belém até Valladolid e depois até à Áustria...

Será que há aqui um detalhe histórico que me falha?
Existe alguma ironia e critica à monarquia dessa época que eu desconheço e então a história perde o sentido e o interesse?

Ainda assim quero dizer que o modo como está escrito é sem dúvida o melhor deste livro, Saramago descreve-nos o Elefante como um ser equiparável às pessoas que o rodeiam, ou melhor, em certas fases, um ser superior! E é sem dúvida o Elefante que faz toda a diferença.


1 comentário :

Philipa Amaral disse...

Tambem li a viagem do elefante...e fiquei exactamente com a mesma sensação que tu, bem escrito sem duvida, a descrição daquele ser está qualquer coisa de brilhante, mas sim achei chato fiz esforço para ler..e no fim..achei mesmo que me passou qualquer coisa ao lado.
As intermitencias da morte tambem tenho... se precisares :)