quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ele Está de Volta - Timur Vermes


Não podia de deixar de começar esta critica com este video, pois o video diz tudo do livro "Ele está de volta" é estupidamente cómico, mas o "pior" é que nos faz rir de coisas muito sérias.

O Timur Vermes mete-se na pele de Adolf  Hitler e conta a história na primeira pessoa, uma história de um Hitler que acorda em 2011 numa Alemanha totalmente diferente da sua Alemanha (Será que isto é verdade?)

Hitler, é interpretado neste livro como um humorista xenófobo que começa a ter um enorme sucesso, tanto televisivo como nas redes sociais. 

As pessoas não o levam muito a sério, mas mesmo assim ele começa a disseminar a sua mensagem em grande escala, numa tentativa de conseguir novamente o poder (será que conseguirá? alguém o iria ouvir? alguém partilharia das suas ideias?) sempre com muita comédia, Timur Vermes  toca em todos estes pontos delicados da nossa sociedade e deixa-nos sobre aviso de que a história facilmente se pode repetir... ou não é isto que o titulo do livro nos diz ?

Apesar de ser relatado como uma pessoa totalmente idiota relativamente às novas tecnologias e a às "novas" tendências de vida, ainda assim adorei os capítulos do livro que relatam tais situações, quase que me levaram as lágrimas aos olhos de tanto rir, pois é de loucos imaginar alguém que hibernou durante quase 70 anos e depois depara-se com toda esta panóplia de gadgets e afins, e que tem de interagir com este mundo, sempre com a visão do passado.
Existem passagem magnificas neste livro como a visita de Hitler a um supermercado Lidl, a descoberta por parte dele da televisão com ecrã Lcd, entre outras....

Apesar de ser um personagem violento, e ter todos os outros problemas associados a esta tão odiada personalidade, o livro levou-me vezes sem conta a concordar com as suas opiniões e ideologias conforme se vai avaliando a sociedade actual, seja naqueles que são os nossos poderes, como as nossas fraquezas.

Leva-me a pensar que há a possibilidade de uma grande parte das pessoas se deixar hipnotizar por um orador como este, pois apesar de ser relatado como cómico, começa a ser seguido por inúmeras pessoas e até é disputado por inúmeros partidos políticos levando-me a crer que a volta dele será possível.

E vocês já leram? O que acham? Ele está ou não de volta?

Boas leituras e Bom 2014.




4 comentários :

celina disse...

Já comprei para ler. E este vídeo está mesmo muito bom, super criativo e fiquei com mais vontade de ler o livro!

Philipa Amaral disse...

quero ler, e ver se ele está ou não de volta :)

ahhh ja tenho frasco ou 'tipo coiso disso :)

EfeitoCris disse...

assim, é que é!
amanhã levo-te este

LB disse...

Acabei de ler a versão eBook no meu Kobo.
Posso dizer que afinal "não foi assim tão mau"...
É assustador e simultâneamente cómico.
Ao ler as crícas na amazon em relação à edição alemã, percebi que parte do texto se perdeu na tradução: no modo tradicionalista como ele fala em contraponto à forma mais livre comtemporânea. Mas de modo geral a tradução é bem feita. No caso da edição eBook (Leya) tem é imensas gralhas, que eu acho inaceitável. mas enfim.
Vale no entanto mesmo a pena lê-lo.
/LB