quarta-feira, 19 de março de 2014

"A Gloriosa Bicicleta" de Laura Alves e Pedro Carvalho - Opinião

Como entusiasta da bicicleta e sendo parte de uma sub tribo de ciclistas, assumo-me como um puro "Bttista" daqueles que usam calções de licra, camisa cheia de cores fluorescente, capacete e camel bag, daqueles que gravam todos os tracks e querem saber quantos km, as distâncias, a velocidade, um ciclista que mais parece uma cabra da montanha (cognome pelos autores do livro) que adora saltar pedras, montes e vales... No entanto, este era sem dúvida, um livro que não podia deixar de ler!

A Gloriosa Bicicleta é um compêndio de instruções para iniciantes, um manual para viver a bicicleta num estado urbano, um livro que tenta desmistificar todos os aspectos de viver e sentir a bicicleta num ambiente urbano como Lisboa.

Pedalando livro afora, vamos percorrendo os capítulos com entusiasmo desde a primeira à última página. Na introdução encontramos pormenores da história da bicicleta, desde os seus inventores até detalhes mais actuais. Alguns factos eram desconhecidos para mim, que me fez ir à procura e alargar conhecimentos, nomeadamente a história da bicicleta em Portugal.

Temos ainda capítulos para perceber a mecânica, os equipamentos extra, a importância do cadeado, as luzes, os capacetes e ainda, as novas regras, direitos, mas também deveres para os ciclistas.

Vibrei com este livro, soltei imensas gargalhadas e aliás, ri-me de mim mesmo e do ridículo que são algumas situações. Como já disse, sou um entusiasta da bicicleta e muitas das vezes revi-me em situações, em hábitos, grupos e comportamentos descritos no livro, tendencialmente tenho a vertente do BTT que por vezes é "gozada" durante o livro, mas qualquer pessoa que ande de bicicleta e ame o desporto que isso é, assume um traço de ridículo que pode ter, "homens de pernas depiladas, vestidos de licras multicolores, armados de equipamentos topo de gama" temos de convir que é de gozar... ainda assim estou muito confortável com a minha masculinidade e confesso que o calção acolchoado é um bem essencial à pedalada.

Foi um livro que me fez rir muitas vezes e desejar partilhar o que lia, fez com que por vezes interrompesse as leituras da minha cara metade para lhe ler as partes mais hilariantes.

Se gostas de bicicletas e se queres viver mais um pouco da vida sobre sob rodas... tens de ler este livro!



Uma leitura com o apoio da TEXTO EDITORES - LEYA

Sem comentários :