sábado, 4 de outubro de 2014

Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex - Opinião


Quando li o titulo do livro de Daniela Arbex, a primeira ideia que me passou pela cabeça foi: "mais um livro sensacionalista", outro livro que se quer aproveitar da desgraça de uma guerra (II grande guerra) e lucrar com a palavra Holocausto, mas depressa, mal comecei a ler o livro, essa ideia fugiu.

"Holocausto Brasileiro" é um livro intenso, muito intenso, um livro que por vezes me levou a ter um nó na garganta e as lágrimas quase me vieram aos olhos (só não chegaram a cair pois li-o numa tarde na praia).

Este livro conseguiu levar-me ao inferno, um inferno que existiu mesmo durante muitos anos no século XX, onde cerca de 60 mil pessoas foram tratadas como animais, foram privadas dos mais básicos direitos, foram torturadas, deixadas ao abandono, tudo em nome da Razão.

Daniela Arbex conseguiu recolher testemunhos de ex-residentes, funcionários, recorreu a imagens que foram feitas em 1979 (sim estamos a falar de isto ter acontecido à menos de 40 anos), e juntar todos estes factos neste livro que serve de testemunho de coisas que não deviam ter acontecido e que temos de tentar garantir que não voltam a acontecer, daí o alerta e o passar de testemunho.

Algumas das histórias contadas na primeira pessoa são arrepiantes, e para nos arrepiar ainda mais, este livro está documentado com fotografias. Para além disso, existe ainda existe o video que vos deixo, caso queiram "espreitar."

Ficam também alguma das imagens que acompanham o livro:






Uma leitura com o apoio

2 comentários :

Belicious disse...

Não tenho coragem de ler livros como este, fico demasiado abalada. Mas é bom conhecer a história através de um livro, para mim não há forma melhor nem mais interessante. Boa sugestão :)

Unknown disse...

Verdadeiramente impressionante. Gostei da leitura, embora dolorosa.
Obrigado mais uma vez pela sugestão!