Ler - Prémios Nobel da Literatura...
Depois de Gabriel Garcia Marquez, Mo Yan e alguns outros que eu já tenha lido sem saber... heis que as pesquisas me alertaram para Kenzaburo Oe:
PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1994

Kenzaburo Oé contava apenas seis anos de idade quando a Segunda Guerra Mundial assolou o país, e a sua primeira escolaridade ficou marcada pelo inculcar dos ideais imperiais nipónicos. O seu pai faleceu em combate no Pacífico em 1944. Perdeu também a sua avó nesse mesmo ano, ficando sob a tutela espiritual da sua mãe.

No Ogori e, logo no ano seguinte, viu o seu primeiro romance, Memushiri Kouchi (1958, Não Matem O Bebé), ser recompensado com o Prémio Literário Akutagawa. Descrevendo o impacto da guerra sobre a mentalidade da juventude rural japonesa, Oé demonstrava claras influências por parte da literatura francesa sua contemporânea.
Prosseguindo a sua investigação sobre os efeitos do convívio forçado entre povos, desenvolveu um interesse particular sobre Okinawa, outrora a zona mais tradicionalista do Japão mas que, com a derrota do país, serviu de alojamento para uma base aérea norte-americana. Esse período da obra do escritor culminou com o aparecimento de Man'en Gannen Futoboru (1967).
Galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1994, Kenzaburo Oé nunca deixou de escrever, surpreendendo os seus leitores com obras como Jinsei No Shinseki (1989), Boku Ga Hontu Ni Wakakatta Koro (1992) e Tsugaeri (1999).
In Infopédia . Porto: Porto Editora, 2003-2011.
E a melhor notícia é que a Rede de Bibliotecas tem 3 deles, ora vejam:
A título de curiosidade, um artigo da Sábado que diz
VENHA O MELHOR DO JAPÃO E ESCOLHA
Ficam as dicas. Até lá - BOAS LEITURAS
3 comentários :
Deixei um selinho para ti no meu cantinho.
Clarinda, obrigada
Ainda esta semana vemos com mais atenção.
OBRIGADA
http://numadeletra.com/23905.html
Enviar um comentário