sexta-feira, 16 de novembro de 2012

De uma coisa tenho a certeza...

Apesar do seu reduzido tamanho, há livros que mesmo pequenos, com frases curtas e ideias pequenas, mas cheias de teorias grandes, ou assim poderiam ser se não se fundissem logo com outra ideia a seguir e se perdessem pelas linhas, umas atrás das outras, sem que o fio à meada se encontre...
Por isso, há coisas pequenas com capacidade de coisas grandes... nem que seja de nos tirarem a vontade de ler...
Não sei  se me faço entender, mas de uma coisa tenho a certeza...este livro, mesmo a seu jeito, não é um livro, não se lhe encontram personagens, nem enredo ou uma acção... este conjunto de ideias soltas, que quase como um jogo de palavras cruzadas, se cruzam, que até poderiam ser boas ideias, caso fizessem algum sentido juntas, por vezes dá a sensação que o autor não saberá ou não quererá desenvolver mais aquela ideia e parte para outra num emaranhado de sucessões que ao fim 48 (apesar das suas 79 páginas)
ainda não haviam chegado a lado nenhum... por isso caminho que não conduz a lado nenhum... deixa-se!

De uma coisa tenho a certeza... Alberto José de Almeida Maia Rovisco da Costa, um grande nome, difícil de decorar, autor, pessoa, português... é sempre bom arriscar, você já fez mais do que muitos, só por isso parabéns, pois mesmo com criticas, é sempre melhor sermos mal falados, do que nunca sermos falados.

De uma coisa tenho a certeza... Teorias rápidas, ideias curtas... você tem material para escrever, explanar e instigar mentes intelectualmente inquietas... Escreva crónicas!!! ... pois as suas ideias e desabafos, numa tão linguagem popular vão bem entre um café e um cigarrinho.

De uma coisa tenho a certeza... por momentos, julguei estar num café, a tentar ler um bom livro, enquanto aquilo que você escreve seria género rodapé das conversas de café, ideias para um saco sem fundo, ideias gritadas a ouvidos moucos, quando, a pares ou em grupo, muitas pessoas se sentam e debitam retalhos de teorias... De uma coisa tenho a certeza... é tipicamente português, ser-se abelhudo e ter-se opinião para tudo.

De uma coisa tenho a certeza... você vai ao café, eu vou ao café... somos ambos portugueses e De uma coisa tenho a certeza... somos todos iguais!

Entretanto... boas leituras.

Sem comentários :