Uma semana (quase duas!) já decorreu sob aquele que foi o segundo evento organizado pelo Efeito dos Livros.
O 2º Picnic Literário decorreu no feriado do 13 de Junho, com o Sto António a brindar-nos com temperaturas superiores a 30º e até a 35º, deixando muita gente, e a nós também, a temer o calor abrasador que se faria, e fez, sentir! Assim, fugindo do sol abrasador nesta 84ª Edição da Feira do Livro de Lisboa, o picnic refugiou-se nas sombras das muitas árvores que ladeiam o Parque Eduardo VII.
Se em 2013 o desafio foi conseguir, por parte da organização da Feira, a autorização para realizar o evento no espaço central, este ano, os desafiados fomos nós quando nos foi proposto a repetição do picnic.
Ainda hoje parece mentira como após tantas reviravoltas, contratempos e até com os termómetros contra nós, conseguimos organizar um evento que correu tão bem e do qual temos feedbacks positivos.
O desafio desta 2ª edição era inovar e promover outra dinâmica. Assim, a organização em tertúlias temáticas foi o desafio que colocamos a nós mesmas e fracamente foi trabalhoso, mas o resultado esteve diante dos nossos olhos e o feedback que recebemos dos participantes foi toda a compensação de que necessitávamos para acreditar que tínhamos feito um bom trabalho.
Embora o evento realizado em 2013 tenha sido um sucesso (permitam-nos a vaidade!), sabíamos que deveríamos subir a parada, ou não fossemos nós pessoas que gostam de ir sempre mais longe e de testar as suas próprias limitações. E que limitações! Não é fácil, a logística e as exigências de tanta coordenação, entre participantes, moderadores, organização, editoras…
A ideia de organizar os participantes por tertúlias surge da necessidade que ficou do ano passado, de se conseguir que pessoas, mesmo sem se conhecendo, se juntasse e falassem de livros. Julgámos que os temas, os géneros literários fossem um bom motivo para que as pessoas se unissem e conversassem.
Num brainstorming pós jantar familiar, que isto para além de equipa, somos família... e lá surgiram as ideias para organizar as tertúlias. A ideia inicial foi sempre a de unir bloggers e leitores, pois como blog que somos, pensámos num evento entre bloggers. A ideia fazia todo o sentido! Claro que extrapolar e convidar autores fazia ainda mais sentido e enriquecia ainda mais cada tertúlia.
No entanto, gerir toda a mecânica deste evento não foi fácil e a comunicação entre blog, organização da Feira, não é a mais fácil. Envolve toda uma série de condicionalismos e fez-nos pensar no sentido de todo o evento.
Ainda assim, foi bom que tudo tenha ido para a frente e nos proporcionasse a todos uma tarde bastante agradável, apesar de quente! Foi uma excelente oportunidade para conviver e conversar com todos quantos os que fizeram parte desta iniciativa, fossem convidados, fossem participantes.
Aproveitamos para deixar o link para os cartazes e conhecerem os nomes dos que estiveram presentes no evento. Não que vá faltar oportunidade de referi-los a todos num post seguinte sobre as Tertúlias Literárias.
Mosaico de fotos de David Rosa Photography
Mosaico de fotos de Neusa do Vale Photography
Desde já grata aos amigos fotógrafos que nos permitem ver a bons olhos que isto realmente aconteceu ;)
Aguardem agora pelo post seguinte... as tertúlias!
Sem comentários :
Enviar um comentário