Conforme podem ver na foto em destaque, realizamos seis tertúlias, se bem que verdadeiramente foram cinco, já que a Tertúlia do Tudo e do Nada, com a presença de inúmeros poetas da Associação Portuguesa de Poetas e da blogger Márcia Balsas (Blog PlanetaMarcia) se uniu à Tertúlia Portuguesa, pois assim fazia todo o sentido.
Na Tertúlia Portuguesa contámos com a presença, e acho que podemos dizer isto, do já habitual Miguel Miranda, que nos brindou com a sua presença e convidados, Paulo M. Morais e Cristina Drios para uma agradável conversa em torno de vários autores portugueses e também dos seus livros mais recentes que passo a destacar: Miguel Miranda - "A Fome do Licantropo e outras histórias", uma edição Porto Editora; Paulo M. Morais - "Revolução Paraíso", também Porto Editora e ainda Cristina Drios - "Os Olhos de Tirésias", uma edição Teorema.
Deixo-vos uma foto deste trio de autores portugueses e um livro comestível, como o próprio Miguel o intitulou ;) Bem como uma foto do grupo já completo e com participantes nas tertúlias.
Saltando de Tertúlia em Tertúlia foi mais ou menos o que o fotografo (Jorge Amaral) do Diário de Notícias nos colocou a fazer e foi verdadeiramente o que aconteceu com dois dos elementos da equipa do Efeitos dos Livros, já que uma das metades literárias é entusiasta e larga conhecedora da literatura erótica e de forma alguma a poderíamos deixar de fora da Tertúlia Erótica.
Assim a Tertúlia Erótica contou com a presença da prata da casa, Elsa Rodrigues, como blogger e apreciadora do género, juntamente com a Isabel Almeida do blog Os Livros Nossos que em conjunto moderaram a pequena mas animada Tertúlia.
Como convidada e em representação da autora S. D Gold, a Tertúlia contou com a presença da Alexandra Louro, da chancela Ideia-Fixa da Alêtheia Editores.
Esta presença deu o mote para falar sobre o mais recente erótico português, "Hoje é melhor do que para sempre" entre outros títulos preferidos pelas participantes.
Certo é que os temas debatidos extrapolaram a literatura e os livros desta temática. Aliás até os poemas mais atrevidos marcaram lugar com a intervenção de um participante da Tertúlia do Tudo e do nada.
No entanto, uma das questões mais debatidas foi o boom de publicações deste género erótico, assim como a necessidade de se manterem anónimos tanto autores como leitores... e o assunto dava para um próximo debate e evento ;)
As Tertúlias foram decorrendo sempre num ambiente calmo e descontraído, aliás isso pode ver-se em diversas fotos, que aproveito já para partilhar, referindo as Tertúlia que estão em falta. Policial, Fantástica e Cinéfila.
A Tertúlia Policial contou com a presença do autor português Nuno Nepomuceno (Livro: "O Espião Português) e da blogger Vera Brandão (Blog Menina dos Policiais). O ambiente esteve sempre divertido ou não fosse a Vera uma entusiasta e "especialista" deste género literário. A conversa deambulou pelo que era esperados, os inúmeros autores do género, as adaptações para séries televisivas e filmes. A iniciativa também nos permitiu trocar mais algumas palavras com o autor de "O Espião Português" e percebermos que estas partilhas são sempre importantes e enriquecedoras. Gratos pelo vosso entusiasmo e dedicação.
Está ainda a faltar a Tertúlia Cinéfila, talvez a Tertúlia mais longa e de onde estava difícil arredar pé. Com a presença do autor e guionista Tiago R. Santos e dos cinéfilos e responsáveis pela página CulturArt esta foi uma Tertúlia bastante concorrida, bastante coesa e onde os temas não se esgotaram e pelo que parecia a conversa poderia ter durado até ser noite. Se em todas as Tertúlias muito se extrapolou para fora dos livros, aqui ultrapassaram-se livros, filmes, autores, polémicas, tendências... enfim, uma Tertúlia recheadas de interesses e interessados. Por aqui ficamos ainda a conhecer Rui Sousa (Espalha Factos) e Pedro Gomes, com quem o nosso Caracol Literário trocou contactos e ideias. A todos quantos os que fizeram parte um enorme obrigado!
Acreditamos que a experiência de ter juntado todas estas pessoas interessadas em livros e em tudo o que os livros nos proporcionam, tenha sido, de facto, marcante. Para nós foi! É claro que ficam sempre inúmeras ideias por concretizar, imensas dúvidas sobre o que poderia ter corrido melhor e uma vontade ainda maior de conseguir participar mais, conversando mais tempo com cada grupo, para "matar" a curiosidade do que foi dito e discutido. Por isso, acho que está mais do que combinado que esta ideia das Tertúlias é para deixar fluir e nos organizarmos para mais.
Mais uma vez ficamos gratas a todos os que marcaram presença. E não podia faltar o agradecimento à Margarida Rodrigues (Blog Tertúlias à Lareira) entusiasta e apoiante desde o início.
Agradecemos aos participantes, que mesmo sendo poucos, completaram muito bem cada Tertúlia onde se inscreveram. Curiosamente a adesão condicionada, principalmente pelo calor, pela horas... ou por outros factores, facilitou que moderadores se juntassem e também conversassem entre si, o que foi extremamente positivo.
Só podemos desejar que num próximo evento voltem a marcar presença!
Sem comentários :
Enviar um comentário