Prémio Jabuti de melhor Romance
Em Manaus, grande porto nas margens do rio Negro, na Amazónia, vivem-se as décadas douradas de Febre da Borracha, no dealbar do século XX. Na casa da família de Halim, a convulsão é de outra natureza.
Yaqub e Omar são gémeos idênticos, nascidos no seio de uma família de origem libanesa. Parecem-se muito, mas por dentro são diametralmente diferentes. Yaqub é silencioso e introspectivo e passa o tempo com a cabeça enfiada em livros. Por seu lado, Omar, o preferido da mãe, é de caracter alegre e impulsivo. Une-os - ou separa-os - a paixão pela mesma mulher e a disputa pelo amor dos pais.
Depois de alguns anos a viver no Libano, Yaqub regressa ao Brasil e instala-se numa vida de sucesso. Omar, pelo contrário, entre numa espiral de vícios, rancores, conflitos insolúveis e relações incestuosas.
Há ainda Nael, filho da empregada da casa. Também ele tem os seus fantasmas e tenta, na busca, pela identidade do pai, reconstruir o seu passado. É ele quem nos conta a história do lento declínio da família, numa casa que se desfaz, imersa no sufocante calor da Amazónia, num quotidiano minado pela paixão, a vingança e o incesto.
Da autoria das vozes maiores da literatura brasileira contemporânea, Dois Irmãos é uma tapeçaria de personagens inesquecíveis, um retrato vibrante de uma cidade e de um país em mudança, uma reflexão sobre o futuro que é possível reconstruir a partir das ruínas.
CRÍTICAS
«Pode ser afirmado sem qualquer reserva que este é um dos melhores romances brasileiros em muitos anos.»
Paulo Roberto Pires, Babel
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma história cheia de humanidade, contada num mundo que se nos torna real nas mãos de um excelente escritor.»
The Guardian
«Dois irmãos é ficção na sua mais verdadeira acepção…Um romance sólido e brilhante.»
The Times Literary Supplement
«Uma história cheia de humanidade, contada num mundo que se nos torna real nas mãos de um excelente escritor. Hatoum é incrível com cheiros e cores, rios e manjares.»
The Guardian»
«Temos de sintonizar bem os ouvidos para ouvir as vozes dos imigrantes libaneses de Milton Hatoum, a viver há cinquenta anos numa cidade portuária decadente…As suas personagens são intensamente humanas e reais.»
The New York Times
«Estranho e perturbador… A tapeçaria humana é rica, a atmosfera é ainda mais rica… é um mundo exótico, um mundo perigoso, e Hatoum é brilhante a dar-lhe vida.
Publishers Weeky
Uma novidade
Sem comentários :
Enviar um comentário