Existe, entre todos os estudiosos pessoanos, uma notável unanimidade quanto ao valor fundamental desta Vida e Obra de Fernando Pessoa, de João Gaspar Simões.
Trata-se, com efeito, no dizer do lusófilo Pierre Hourcade, de «uma dessas obras que marcam data na bibliografia sobre um grande autor. Podem ser retocadas, criticadas, até refutadas. Mas não se volta a fazê-las e não se pode retomar os temas de que elas tratam como se nunca tivessem existido. […] Na história póstuma da obra de Pessoa impõe-se daqui por diante o estudo de Simões, assinalando uma data maior a partir da qual, nessa matéria, se entra numa nova era.» Também António Quadros, no início do primeiro capítulo do seu livro Fernando Pessoa, Vida, Personalidade e Génio, anotou que «seria injusto não mencionar o que todos devemos a João Gaspar Simões, cuja Vida e Obra de Fernando Pessoa […] é ainda uma base histórico-biográfica indispensável para evocar os acidentes e os incidentes da existência do poeta.»
Obra de fôlego, publicada originalmente em 1950, continua a ser uma referência nos estudos pessoanos e para todos os que desejam conhecer melhor não só a vida e a obra do poeta, como a história da sua geração.
Uma novidade
Sem comentários :
Enviar um comentário