segunda-feira, 7 de maio de 2018

Opinião "Uma Viagem Inesquecível"

Faz algum tempo que ando de olho em livros com protagonistas seniores. Acho que precisamos olhar para a vida de todas as perspectivas possíveis, caso contrário como vemos o ponto de vista dos outros?
"Uma viagem inesquecível" conquistou-me com o trailer da sua adaptação com Helen Mirren And Donald Sutherland no papel de Ella e John mas posso dizer que adorei ler a história escrita por Michael Zadoorian.

Mas vamos lá falar do que interessa.


"Uma viagem inesquecível" é-nos narrada pela voz de Ella, uma senhora de setenta e muitos cujo corpo só lhe dá chatices. O cancro instalou-se e o desconforto é constante mas contra a opinião de filhos e médicos, decidiu fazer-se à estrada na companhia do marido John cuja mente tem vindo a ser consumida por o terrível drama do Alzheimer. Se num minuto ele está lá a fazer o caminho com Ella, no seguinte já não.
A abrir caminho de Detroit a Los Angeles pelo que resta da Route 66, este casal passa por altos e baixos, por momentos que nos roubam sorrisos e outros que nos apertam o coração.

Uma vida longa como a de Ella e John é como a tão conhecida Route 66. Há marcos que toda a gente conhece, saudosismo por épocas aureas do passado, pedaços que estão esburacados e abandonados à mercê da natureza e troços que já ninguém percorre nem sequer se lembra que existe.
Percorrer a Route 66 rumo ao Pacífico é um sonho de Road Trip para nós mas para este casal de velhinhos em apuros é a derradeira viagem pelas memórias e aquilo a que costumamos chamar de "queimar os últimos cartuchos".

Será que chegamos à idade destes dois?
Se chegarmos lá, será que temos metade da coragem que eles têm ao rumar centenas de kms para fazer cumprir a sua vontade ?
Eu espero bem que sim.

"É disto que eu gosto nas viagens...de tudo abrandar. Vive-se todo o tipo de experiências num curto espaço de tempo. Nem te lembras em que dias estás. O tempo abranda como num sonho.
O John parece que ficou bloqueado com o que acabei de dizer. Ou talvez nem me tenha ouvidos. Ainda bem, uma vez que, provavelmente, acabar de descrever o estado normal da sua mente"

"Uma Viagem Inesquecível" é um livro