quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Opinião "O Fruto Proibido"

"Não vim aqui para falar de telhados - faço notar. - Quanto tempo tens?
Durante quanto tempo me queres?"


"O Fruto Proibido", o mais recente livro de Jodi Ellen Malpas vem provar que encontrar o amor por vezes é agridoce, especialmente quando esse amor não está disponível para nós.

Quando peguei no livro fiquei intrigada com a nota da autora logo ao início. Os comentários dos autores costumam vir no fim mas neste livro Jodi expressa que esta é a uma história que teve de escrever e que pode não ser do agrado de todos os leitores.
Com isto o meu pé arredou um pouquinho para trás mas eu sou difícil de chocar, revoltar, etc......mas como comentei no facebook, por vezes o que nos faz gostar do livro é exactamente aquilo que nos faz não gostar dele.
Eu vou tentar explicar sem dar spoilers.

Annie está no auge da sua carreira como arquitecta. Entre mudança de casa e a afinação dos últimos detalhes para a reformulação de uma galeria de arte, os seus dias são maioritariamente vividos para o trabalho, sendo a única distração os seus amigos mais chegados e que lhe chagam a cabeça por ela nunca encontrar alguém com quem "se entreter".
Numa noite de folga e copos, como se de um golpe do destino se tratasse, uma brincadeira de "vamos lá ver se estás tão bêbeda como pareces" com um enigmático desconhecido torna-se numa escaldante one night stand. 
Tudo seria normal, dentro das ideias de quem aceita a prática, não fosse Annie ter sentido uma química tal com o seu encontro fortuito ao ponto de, meio em pânico, arrancar na manhã seguinte enquanto ele dormia e sem trocarem qualquer contacto.
Perdida nas lembranças tórridas dessa noite, Annie leva a vida para a frente até ao dia em que esbarra com o desconhecido e percebe a sua futura proximidade profissional e o grande motivo porque este foi o maior erro de cálculos que fez em toda a sua vida.
Jack é sexy, apetecível e divertido MAS completamente inacessível.

Confrontada com a estrondosa atracção que tem vindo a marinhar desde a noite que se conheceram, Annie tem dois caminhos possíveis....sucumbir à tentação e suportar a culpa ou fugir e fingir que nunca nada aconteceu.
Problema é....será que consegue seguir qualquer um dos caminhos sem se destruir pelo caminho?
Pior...sem destruir mais ninguém?!


Agora....
Quem ficou curiosa..pare aqui!

Sim, a sério, não leiam a parte com spoilers. Sim....não olhem para baixo.

Vá, vão embora ler.
Sigam a vossa vida.
Depois até podem ralhar comigo se não gostarem mas epah...não leiam.


Ora agora então....
a review com um pouco de spoilers.

SIM SPOILERS, se me tivessem contado isto eu não ia ler o livro com o mesmo espírito por isso ainda vão a tempo de parar aqui.

"O Fruto Proibido" veio meter o dedo na ferida. Fiquei muito satisfeita com o facto de esta ser a mais real das histórias escritas pela Jodi. Não há cá mansões de sexo nem histórias mirabolantes e com gente mega rica. É simples e qualquer uma de nós podia ser a Annie.
Rapariga conhece rapaz, o clima aquece, vivem uma noite brutal, reencontram-se no dia a dia, rapariga leva balde de água fria na tromba, rapaz não é um livre e desimpedido. Parece-vos familiar? Já ouviram uma história assim? Já a viveram?
"O Fruto Proibido" é o livro no ponto de vista da outra, uma história que também precisa de ser explorada e eu acho que foi bem contada. 
Qual é o problema? Para muitas leitoras será o facto de ela ser a outra e de não concordarem com o princípio da coisa, logo não gostarem da história. Para mim foi o facto de eu ter conseguido adivinhar todos os passos que isto ia levar até ao final. Já ouvi, vivi e vi desfechos bem mais mirabolantes que este.
Talvez seja só eu que me rodeio de gente muito interessante.
Anyway...Acho que é uma história que merece uma leitura pelo seu cunho "podia acontecer a qualquer uma de nós" e porque a autora conseguiu criar um ambiente sensual nas cenas íntimas sem ser cansativa, coisa que eu às vezes sentia durante a leitura das trilogias dela.
Favor dar uma hipótese à Annie e ao Jack de contarem a sua história. ok? :D

"O Fruto Proibido" é uma aposta

Sem comentários :