terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BOM CAMINHO, de Fausta Cardoso Pereira - Opinião

Fausta Cardoso Pereira diz que o seu livro "é o último empurrão para a viagem" E em certa forma será!
Com data prevista para arrancar para Santiago de Compostela em Maio deste ano, ainda antes me encaminharei em direcção a Fátima, combinado ainda com inúmeros outros quilómetros que conto realizar com a minha cara metade... por ai, por acolá, serra acima, serra abaixo!

A ideia de peregrinar, caminhar, percorrer... enfim, chegar a pé a Santiago de Compostela não é uma ideia nova. Em 2010 quando visitei a cidade, indo em modo autocaravanista, tive a plena noção de que voltaria a visitar Santiago, mas não voltaria a não ser que fosse a pé. Se quisesse ir de bicicleta, tal como a autora foi da primeira vez, já teria arrancado a minha companhia muito mais cedo do sofá. Mas não, quero lá ir a pé! Mesmo que depois pense em voltar lá de bicicleta ou quem sabe me entusiasmo e a vida me permita realizar os quase ou mais de 1000 quilómetros do Caminho Francês.

Mas antes dos 1000, percorram-se os mais de 100 do Caminho Português, visite-se Padrón e Herbón, comece-se em Valença ou em Ponte de Lima, e já depois de Santiago, ainda talvez se consiga atingir Muxia e Finisterra... tudo são projectos e rotas ainda a delinear.

Por enquanto, a leitura está feita e o empurrão está dado. Agora é palmilhar sites, fóruns, mapas, dicas de outros peregrinos e claro, ouvir recomendações e estórias de quem lá foi! E muito importante mentalizar o corpo para as dormidas em camarata... a ideia que me atormenta mais, já que o mau dormir aliado ao mau feitio são defeitos ou feitios que me assistem.

Entre tantas outras coisas, a História ou as estórias a aprender/saber/conhecer sobre o Caminho, sobre Santiago, sobre a própria peregrinação e tradição, serão leituras complementares e as quais já comecei no ano anterior, inclusive com o livro de Alberto Santos, que me despertou muito para o ascetismo e a história de Prisciliano.

O próprio livro de Fausta Cardoso Pereira dá-nos uma síntese bastante aliciante sobre o segredo de Compostela e a história do Apóstolo. O livro deixa-nos ainda excelentes dicas para a caminhada, mas deixa-nos também a ideia que ouvimos a todos quantos vão. O Caminho transforma-nos e o Caminho de Santiago é de todos os que o querem fazer!


Próximo objectivo... pronunciar Ultreya!!!

Leia as primeiras páginas do BOM CAMINHO, aqui.


Um livro, PLANETA.





Sem comentários :