Brincar com coisas sérias, viver a vida através dos contos é um livro a pensar em si e nos outros. São as palavras das autoras, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela que recomendam a leitura deste livro como um jogo. E lhe perguntam: está disposto a arriscar?
Eu estive. É claro. Avizinhavam-se largas horas de espera entre serviços públicos e alguma burocracia, que a ideia de um livro jogo ou um jogo em forma de livro me pareceu apelativa. E foi! Durante vários momentos, vários contos, nem dei pelo tempo passar. Mantive foi sempre uma dúvida: afinal isto de brincar com coisas sérias, é um livro jogo disfarçado de livro de auto ajuda!? Ou quererão as autoras dizer que um livro é sempre uma terapia? Um jogo de palavras e interpretações pessoais que nos levam a perguntas e respostas, permitindo-nos assim resolver conflitos internos e encontrar soluções para o nosso dia a dia!?
Assim, o meu jogo poderia ter as seguintes casas, conflitos e soluções:
Era uma vez, um barco no lago guiado por obras de deuses com intenções ocultas que lá chegou à velha Casa da Cerca cheia de feitiços e contrafeitiços que baralhou e atrapalhou a travessia do deserto. Ela bem dava à corda! A mulher procurava algo, algo que lhe faltava na vida, embora não coubesse o que era (...) tinha de partir. Para quê? Visitar a Feira das Trocas e preencher - com outros olhos - o álbum de fotografias.
Estranho? Criativo? Introspectivo?
São as Paredes de Vidro e O Corpo Poderoso na Curva de Vidro, que talvez que tenha deixado a pensar mais na "embalagem que lhe guardava a alma".
No entanto, a melhor conclusão reside sempre "dentro de si".
*
Grande parte da opinião a este livro é uma sugestão para vos deixar curiosos para a leitura deste livro. Espero tê-lo conseguido fazendo esta pequena brincadeira - com coisas sérias - com os títulos e algumas frases que encontrarão no livro, ou talvez não, tudo depende de onde o jogo vos levará.
Para mais informações fica o link para o site da Oficina do Livros
E os links para os blogues das respectivas autoras: http://margaridafonsecasantos.blogspot.pt/ e http://rita-vilela.blogspot.pt/.../brincar-com-coisas...
A leitura é uma viagem por palavras nacionais, estrangeiras, umas cultas, outras menos, umas mais rebuscadas, outras simplificadas, algumas levam-nos às lágrimas, muitas delas às gargalhadas e as melhores, aquelas que nos deixam abismadas, tamanha é a profundeza da ideia, da genuinidade expositiva, onde a simples contemplação daquelas palavras nos deixa assim: sob o Efeito dos Livros!
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
«Brincar com coisas sérias» - Opinião
Etiquetas:
Brincar com coisas sérias
,
efeitocris
,
leituras 2014 - Efeitocris
,
Oficina do Livro
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário